Toyota faz recall do seu 1º carro elétrico 2 meses após lançamento

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Imagem: Toyota

Criticada pela morosidade com a qual vem conduzindo o processo de substituição de motores a combustão para elétricos, a montadora Toyota anunciou na quinta-feira (23), em Tóquio, que fará o recall de 2,7 mil unidades do seu primeiro veículo elétrico, o SUV bZ4X. Já distribuído para vários países do mundo, o esportivo corre o risco de as rodas se soltarem.

A esses 2,7 mil veículos serão acrescidas mais 2,6 mil unidades com o mesmo problema. Trata-se do Solterra, também um SUV elétrico, que foi desenvolvido pela Subaru em parceria com a Toyota.

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A agência reguladora do Japão recomendou, em ambos os casos, que os motoristas não usem os veículos, até que uma medida de reparo mais “permanente” seja implantada. De acordo com a autarquia, curvas fechadas e frenagens abruptas podem fazer com que um parafuso do cubo dos veículos se solte, com chances de as rodas saírem.

Fonte: Subaru/Divulgação.Fonte: Subaru/Divulgação.Fonte:  Subaru 

Onde estão os veículos da Toyota submetidos ao recall?

De acordo com a documentação apresentada pela Toyota ao Ministério dos Transportes do Japão, do total de carros vendidos, 2,2 mil foram exportados para a Europa, 260 para os EUA, 10 para o Canadá e 110 permaneceram no Japão.

O recall do bZ4X ocorre a menos de dois meses do seu lançamento no mercado doméstico, embora destinado apenas a locação. A unidade da empresa que ofereceria os arrendamentos, a Kinto, optou por cancelar os eventos promocionais de test-drives agendados em três cidades japonesas, por medida de segurança.

No caso da Subaru, a maior parte dos veículos tinha revendedores como destino, e nenhuma unidade foi entregue a clientes nos EUA, afirmou um porta-voz à Reuters. A exemplo do que ocorreu com a Toyota, os Solterras recolhidos no Japão também não se destinavam a clientes, mas apenas a eventos de exibição e test-drives.

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Fontes

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