Em um movimento contrário ao de rivais, a fabricante sul-coreana Samsung decidiu que não vai entrar no setor de carros elétricos no sentido de produzir e vender o próprio veículo. A informação é do jornal Korea Times, que conseguiu declarações de duas fontes relacionadas ao assunto, mas que permaneceram anônimas.
"Depois de análises profundas, respostas e discussões com clientes, a gerência da Samsung chegou ao consenso de que fazer a incursão no segmento de carros elétricos prontos não seria uma boa união tanto em termos de lucro quanto de perspectiva de gerenciamento de clientes", disse um dos consultados, citando que a política hoje da marca é colocar o cliente em primeiro lugar e não se apressar para entrar em novos empreendimentos.
Apple e Xiaomi já estão trabalhando em carros elétricosFonte: Shutterstock
Outro problema estaria na atual fase em que a marca se encontra, que é a de não ter um planejamento estratégico para o segmento enquanto marcas como a concorrente Apple e a chinesa Xiaomi já acumulam anos de experiência (e também de dificuldades) enquanto tentam desenvolver um carro elétrico. Ao começar do zero e ter que refinar até mesmo o design sem correr o risco de infringir patentes de concorrentes, a Samsung encararia "um custo muito alto e sem retorno garantido".
Não é um adeus
No início de 2021, a empresa até chegou a apresentar um conceito do interior de um veículo elétrico totalmente digital e integrado com serviços inteligentes, mas agora parece cada vez mais evidente que essa era apenas uma prova de tecnologia para o estabelecimento de novas relações comerciais.
A decisão da sul-coreana, entretanto, não significa que ela está se desvinculando totalmente desse segmento. Pelo contrário, a marca é uma tradicional fornecedora de componentes para outras marcas, inclusive no caso de automóveis.
Ela, por exemplo, é uma fabricante de itens como baterias, câmeras e líder em produção de chips, todos eles com potencial de utilização em carros elétricos.
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