Em resposta a um tweet no domingo (24) que sugeria um Hyperloop entre as cidades de Baton Rouge e Nova Orleans, no estado americano de Luisiana, Elon Musk fez uma das suas proverbiais promessas: segundo o bilionário, a sua empresa The Boring Company tentará construir um Hyperloop funcional “nos próximos anos”.
O Hyperloop, um trem de alta velocidade capaz de transportar cápsulas entre grandes distâncias a velocidades supersônicas, é uma ideia antiga de Musk. O projeto, no entanto, não saiu do papel. "Os túneis subterrâneos são imunes ao clima da superfície (os metrôs são um bom exemplo), então não importaria fazer um Hyperloop se um furacão estivesse furioso na superfície. Você nem perceberia", afirma o dono da Tesla.
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In the coming years, Boring Co will attempt to build a working Hyperloop.
— Elon Musk (@elonmusk) April 24, 2022
From a known physics standpoint, this is the fastest possible way of getting from one city center to another for distances less than ~2000 miles. Starship is faster for longer journeys.
O que há de real na construção do Hyperloop?
Na verdade, Musk começou a dar alguns passos em direção à concretização de sua ideia quando fundou, em 2016, a The Boring Company. A empresa especialista em cavar túneis eficientes para carros e trens de alta velocidade recebeu um grande aporte de capital, em uma rodada de financiamento realizada na semana passada, que a avaliou em US$ 5,7 bilhões (R$ 27,4 bilhões).
O primeiro e único projeto desenvolvido pela The Boring Company foi o sistema LVCC Loop, um sistema de transporte de três estações em Las Vegas, com um túnel de oito quilômetros, construído em um ano, ao custo de US$ 47 milhões (R$ 225,5 milhões).
Embora não se possa afirmar com certeza quando Elon Musk está falando sério ou está blefando, o fato é que um eventual otimismo poderia ser explicado pelo anúncio da conclusão em breve da nova máquina tuneladora da Boring – a Prufrock-3 – que promete cavar 11 quilômetros de túnel por dia. A nova performance é cinquenta vezes mais rápida do que os modelos atuais, que cavam 1,6 quilômetro por semana.
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