Anunciada no início de abril, a exibição dos destinos das corridas para os motoristas da Uber antes que eles aceitem a viagem se tornou alvo do Procon Carioca. Segundo a entidade ligada à Prefeitura do Rio de Janeiro, a atualização pode aumentar o tempo de espera pelo serviço.
Em nota, o órgão de defesa do consumidor cobra esclarecimentos do app de transporte. Na visão dos técnicos do instituto, mostrar o endereço final da corrida para o condutor pode ocasionar “um incremento no tempo de espera do consumidor”, pois a estimativa gerada pelo app considera a existência de carros próximos ao usuário.
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Com isso, a entidade acredita que os motoristas localizados perto do solicitante nem sempre atenderão ao chamado, recusando a corrida em função da distância e do valor da viagem. A mudança estava sendo testada em algumas cidades, mas agora foi implementada em todo o Brasil.
Como era e como ficou a exibição da oferta ao motorista da Uber.Fonte: Uber/Divulgação
Segundo a Uber, a atualização fornece detalhes extras aos motoristas parceiros para que eles possam escolher quais corridas desejam realizar. Antes, o condutor tinha acesso a uma prévia da região do deslocamento, conhecendo o destino só depois de aceitar a viagem.
Explicações solicitadas
De acordo com o Procon Carioca, a empresa de transporte por app precisa explicar se as mudanças entraram em vigor. Além disso, a startup deve informar se adotará providência para mitigar eventuais danos aos consumidores em caso de espera além da estimativa da plataforma e em quanto tempo ela será tomada, se a resposta for positiva.
Outros questionamentos dizem respeito à existência de planos para reduzir a taxa de não aceitação por conta dos trajetos e providências para minimizar a indisponibilidade do serviço nos locais onde as viagens não forem aceitas.
O órgão também quer saber se a Uber “tem buscado mecanismos para mitigar eventual aumento no número de recusa de corrida em razão do destino do passageiro”.
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