Nesta quinta-feira (14), foi anunciado para o Brasil o Renault Kwid E-Tech, novo carro elétrico da montadora. Focado na classe média, o veículo estará disponível para os consumidores a partir do mês de agosto pelo preço inicial de R$ 142.990 — valor de pré-venda que deverá se manter até julho. Com isso, ele passa a ser considerado o veículo elétrico mais barato do Brasil..
Diferente da versão chinesa, o Kwid E-Tech brasileiro traz um motor mais potente de 65 cv (48kWh) que vai de 0 aos 50 km/h em 4,1 segundos. Com velocidade máxima de 130 km/h, o veículo possui autonomia de 265 km em ciclo misto e de até 298 km no ciclo urbano. O modelo estará disponível nas cores branco, prata e verde noronha.
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Sobre a bateria do carro (26,8 kWh), a companhia afirma que numa tomada comum de três pinos (20A e 220V) é possível atingir autonomia de 190 km em 9h de carregamento. No carregamento rápido, com tomada proprietária, é possível chegar aos mesmos 190 km em 40 minutos. Toda a rede de vendas da Renault terá pontos de carregamento, revisão e manutenção do novo elétrico.
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A empresa também deu detalhes sobre o processo, considerando uma carga dos 15% até 80% da capacidade, para atingir a autonomia citada acima:
Corrente contínua (DC): 40 minutos
Wallbox (AC de 7 kW): 2h54
Tomada doméstica (220v): 8h57
A promessa da empresa é que “a conta vai fechar”, ao considerar o custo do carro com a autonomia prolongada. Considerando a circulação de 20.000 km ao ano, o custo médio por km rodado é de R$ 1,30, segundo a Renault.
Os perfis de consumidores para os quais o novo Kwid E-Tech é voltado são os early adopters, famílias com dois ou mais veículos em casa e o cliente corporativo, cita a companhia. A pré-venda dele começa hoje, equanto a chegada oficial nas concessionárias está prevista para o mês de julho com entregas sendo realizadas em agosto.
Recursos de sobra
Entre as novidades, o novo Renault Kwid E-Tech possui suspensão elevada, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro e seis airbags no total. A empresa também destaca o porta-malas de 290L como um diferencial do modelo. Há, ainda, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System) e assistente de partida em rampa (HSA).
Ele traz funções como a condução Eco, que limita a potência em 33kW (diferente dos tradicionais 48kW) e a velocidade em 100 km/h, além de ativar a frenagem regenerativa mais eficiente. A empresa também cita o uso de um sistema que emite um sinal sonoro aos pedestres, já que os elétricos tendem a ser silenciosos.
Para o sistema multimídia, há uma tela de 7 polegadas (touchscreen) e suporte suporte ao CarPlay e Android Auto, além de entradas USB e AUX.
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A empresa também anunciou que está trabalhando com parceiros para “democratizar a oferta da carga pública”, embora não tenha detalhado a estratégia. No catálogo, o Zoe E-Tech continua sendo disponibilizado, e a chegada do Kangoo E-Tech está prevista para o segundo semestre deste ano.