Jim Farley, CEO da Ford, fez elogios à Tesla em reunião com líderes e funcionários da companhia. O executivo afirmou que a concorrente faz veículos elétricos melhores do que qualquer outro fabricante e isso precisa ser respeitado.
O comentário reflete a recente grande valorização da montadora especializada em elétricos e a liderança no setor. Algo que pode influenciar marcas centenárias a mudarem o modelo de negócios.
Jim Farley aposta na eletrificação desde que assumiu o comando da Ford em 2020.Fonte: Ford/Divulgação
“Pense na criação de valor da Tesla e nos recursos. O Model 3 é o veículo mais vendido no Reino Unido e na Califórnia. Não apenas no setor elétrico, mas no geral. Se quisermos ter sucesso, não podemos mais ignorar essa competição”, comentou Farley.
O executivo da Ford também citou três pontos que ajudaram a Tesla a acelerar a expansão dos elétricos. Surpreendentemente, Farley reconhece o modelo de venda direta como uma das vantagens da concorrente.
“Não há intermediários durante a venda e a marca torna tudo tão fácil. São três ou quatro cliques para escolher o veículo no site, sem muita complexidade na entrega ao cliente”, disse o CEO a outros executivos.
Por fim, Farley aponta a forte experiência no desenvolvimento de carros elétricos como uma das forças da Tesla. Tal como, a simplicidade da fabricação e a política de reuso permitem que a montadora de Elon Musk tenha um escalonamento rápido e barato.
O SUV elétrico Mustang Mach-E teve forte influência da Tesla.Fonte: Ford/Divulgação
As inspirações da Ford
Essa não é a primeira vez que a Ford revela a inspiração na Tesla. Desde a estreia do elétrico Mustang Mach-E em 2019, os designers da montadora mostram ser levemente influenciados pela marca concorrente.
Assim, o discurso de Farley busca encorajar os funcionários no movimento de eletrificação. Então, apreciar o trabalho da Tesla pode influenciar a própria Ford no desenvolvimento de elétricos, como o lançamento da picape F-150 Lightning em 2022.
Fontes
Categorias