Depois que a Ford contratou um dos líderes da equipe de desenvolvimento do Apple Car, na terça-feira (7), a Maçã não perdeu tempo e já indicou um substituto para supervisionar o seu ambicioso “Projeto Titan”. O escolhido foi Kevin Lynch, que já estava há cerca de dois meses chefiando a equipe de software do futuro veículo.
De acordo com a Bloomberg, a ida de Doug Field para a Ford deixou um vácuo que teve que ser rapidamente preenchido, uma vez que a Apple teria desistido das parcerias, e resolvido fabricar por conta própria o seu veículo elétrico autônomo, tendo inclusive contratado dois engenheiros especialistas da Mercedes-Benz, como informamos aqui no TecMundo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No entanto, a escolha de Lynch, que fez sua reputação na empresa com a criação do watchOS, pode significar que o foco da Apple neste momento ainda esteja no software subjacente e na tecnologia de direção autônoma, em vez da mecânica física propriamente dita. Agora, como líder geral do projeto, Lynch será também o responsável pelas equipes de hardware, sensores e outros aspectos mecânicos, mesmo sem nunca ter trabalhado em uma montadora.
A "novela" do Apple Car
Fonte: Apple/ReproduçãoFonte: Apple
A troca de Field por Lynch é apenas mais um capítulo da tumultuada "novela" do carro elétrico autônomo da Apple, que teve início em 2014 e, envolvida em um manto de sigilo, tem exibido uma dança de gestores, rotatividade de engenheiros e seguidos adiamentos de cronograma. De acordo com a Bloomberg, o mistério ainda continua, pois não está claro ainda se a nomeação de Lynch é definitiva ou se a Apple buscará um novo nome no mercado.
Isso porque os antigos executivos do projeto sempre estiverem ligados à indústria automotiva. Field estava trabalhando na Tesla quando foi para a Apple. O primeiro gerente do Projeto Titan, Steve Zadesky, foi engenheiro da Ford no início de sua carreira. No começo deste ano, a Apple trouxe Ulrich Kranz, que ajudou a estruturar o projeto de carros elétricos da BMW, além de diversos ex-executivos da Tesla.
Fontes
Categorias