A Porsche anunciou planos para o desenvolvimento de baterias para supercarros elétricos. Através de investimentos na Customcells — empresa alemã fabricante de baterias — a marca de automóveis criará um novo empreendimento conjunto chamado Cellforce. A startup será responsável por pesquisar e produzir baterias de alta performance no Centro de Desenvolvimento de Weissach, Alemanha.
"As células de bateria serão a câmara de combustão do futuro. Como uma nova subsidiária da Porsche, o Cellforce Group será importante para impulsionar a pesquisa, desenvolvimento, produção e venda de baterias de alta performance", afirmou Oliver Blume, diretor executivo da Porsche.
Oliver Blume, CEO da Porsche, ao lado de um Taycan Turbo S Cross Turismo. Taycan foi a primeira série de carros elétricos da marcaFonte: Divulgação/Porsche
A Porsche será detentora de 83.75% das ações da empresa. A startup também está sendo financiada pela Alemanha e pelo estado de Baden-Württemberg com cerca de 60 milhões de euros, aproximadamente R$ 360 milhões em conversão direta. A expectativa é que a Cellforce irá quase sextuplicar seu número de funcionários até 2025 — de 13 para 80.
O objetivo anual de produção destas baterias é de 100 MWh, o suficiente para aproximadamente mil veículos, segundo as estimativas da fabricante.
Baterias para carros de corrida
A química destas baterias depende do silício como material ânodo, que aumentará a densidade de energia, possibilitando a construção de componentes menores. De acordo com a companhia, a inovação também conta com uma resistência interna reduzida, o que melhora a absorção de energia e o desempenho do carregamento rápido. Além disso, podemos esperar mais resistência ao calor.
Todas as características focam no uso de carros elétricos em esportes automobilísticos. A Porsche afirmou que esta não é uma tentativa de popularizar a tecnologia, já que vai focar em hipercarros.
O contrato entre as empresas foi assinado no dia 21 de maio, mas a Porsche ainda não anunciou um carro que aproveitará as baterias.
Categorias