Aviões elétricos serão incorporados às Forças Armadas da Dinamarca, segundo informações divulgadas na última quinta-feira (03) pelo Ministério da Defesa local, que sinalizou a compra de dois aviões Pipistrel Velis Eletro. A aquisição não somente marca mais um avanço na transição para tecnologia verde, como também dá ao país escandinavo o título de precursor no uso desse tipo de mobilidade para fins militares.
Sobre a novidade, a ministra da defesa, Trine Bramsen, comentou: “Todos nós temos a responsabilidade de contribuir para [solução das] mudanças climáticas”, o que aplica-se inclusive ao setor militar.
Aquisição de tecnologias mais 'verdes'
Nesse sentido, os dois aviões elétricos (que foram produzidos pela empresa eslovena Pipistrel e posteriormente adquiridos pela empresa francesa Green Aerolease) servirão como um pontapé inicial para a futura aquisição de outros equipamentos do gênero.
Segundo dados oficiais, as aeronaves têm capacidade para 2 tripulantes e, claro, são 100% livres de emissões. Além disso, os aviões ainda são extremamente silenciosos, com ruído de 60 dB aproximadamente — o que equivale a uma conversa entre duas pessoas.
Vale ressaltar que esse não é o primeiro esforço da Dinamarca para reduzir suas emissões. Entre as inúmeras medidas já adotadas pelo país, está por exemplo o encerramento da extração de petróleo no Mar do Norte até 2050.
Fontes
Categorias