A Tesla anunciou, nesta terça-feira (25), que os sensores de radar vão dar espaço ao sistema Tesla Vision, que opera a partir de imagens capturadas pelas câmeras acopladas aos veículos da fabricante. Inicialmente, a mudança será implementada nos novos Model 3 e Model Y destinados aos países da América do Norte.
O CEO da fabricante e usuário assíduo do Twitter, Elon Musk, não deixou de comentar a novidade na rede social. Em resposta a uma publicação sobre o assunto, o executivo confirmou a substituição da tecnologia, informando que será liberada uma atualização para novos produtos em duas semanas. A partir disso, o sistema avançado de direção autônoma do Autopilot, o Full Self–Driving (FSD), será alimentado com o Tesla Vision.
Tesla updates website to reflect pure vision, no-radar Autopilot and FSD approachhttps://t.co/3yDyfTdKv1 by @ResidentSponge pic.twitter.com/EoicQ9L9Zj
— TESLARATI (@Teslarati) May 24, 2021
Limitação de recursos nos veículos
Embora essa transição esteja nos planos da fabricante há algum tempo, o software segue em desenvolvimento e não há, até o momento, informações suficientes sobre o seu funcionamento.
Segundo as informações já reveladas, os sensores devem continuar nos modelos. No entanto, funções conhecidas, como o Autosteer, o Smart Summon e o Emergency Lane Departure Avoidance, sofrerão restrições. A fabricante, contudo, afirmou que a ação é apenas temporária e, assim que as atualizações de software forem liberadas, tais recursos serão reativados.
Até lá, a função de piloto automático, Autosteer, responsável por pode manter o carro centralizado em uma pista, somente poderá ser utilizada a 120 km/h ou menos. Outro recursos importante, conhecido como Emergency Lane Departure Avoidance, que emite alertas quando o carro está saindo das pistas durante o uso do Autopilot, também estará de "férias" nesse período.
Críticas ao Tesla Vision
A despeito da limitação temporária de recursos, muitos usuários criticaram a mudança. Isso porque, embora câmeras ofereçam uma "visão" com maior qualidade, elas são menos eficazes em determinadas condições climáticas, como durante tempestades, e têm precisão reduzida durante a noite. Além disso, o sistema exige um intenso processamento de dados, que talvez não seja alcançado pelos veículos da fabricante.
Por outro lado, sensores de radar possuem um alcance maior, bem como precisão elevada em termos de distância e velocidade do objeto – o que independe das condições climáticas do momento. E sim, essa tecnologia possui resolução inferior em comparação ao Tesla Vision, mas nada que não pudesse ser melhorado com novos investimentos.
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