O CEO da Apple, Tim Cook, concedeu uma entrevista a um podcast do jornal The New York Times nesta segunda-feira (5) a respeito dos mais diversos temas relacionados à empresa. Só que um deles chamou mais atenção que os demais: o executivo finalmente deu alguns detalhes, mesmo que abstratos, sobre o futuro carro da Maçã.
"A autonomia por si é uma tecnologia central, no meu ponto de vista. Se você voltar um pouco, o carro é, de uma certa forma, um robô. Um carro autônomo é um robô. Então, há muitas coisas que você pode fazer com autonomia. E nós veremos o que a Apple vai fazer", afirmou o CEO.
Por outro lado, Cook recusou-se a responder diretamente a Apple de fato está planejando fabricar um automóvel próprio ou apenas uma plataforma. "Nós investigamos tantas coisas internas... Muitas delas nunca verão a luz do dia. Mas não estou dizendo que essa não irá", esquivou-se.
Carro completo ou só um sistema?
Além disso, ele comentou sobre a possibilidade de integrar serviços e plataformas em um produto, como a empresa já faz no ecossistema de eletrônicos, porém em um produto maior. "Nos adoramos integrar hardware, software e serviços, e encontrar os pontos de interseção deles, porque pensamos que é aí onde a mágica acontece. E nós amamos ser os donos da tecnologia primária ao redor disso", conclui o executivo.
A divisão responsável por pesquisas de tecnologias automotivas na empresa é chamada de Project Titan e está há anos pesquisando o setor. Recentemente, rumores indicavam que a Hyundai seria a montadora parceira do projeto, mas a negociação não foi adiante.
No mesmo podcast, ele também opinou a respeito de uma futura concorrente no setor: a Tesla. Por enquanto, não há qualquer previsão para o lançamento de um carro da Apple, que também não possui imagens ou detalhes técnicos.
Fontes
Categorias