A BMW parece ter resolvido mudar de ideia em relação aos seus futuros lançamentos de carros elétricos e não vai mais produzir o compacto i1, que chegaria ao mercado para concorrer com o VW ID.3. A informação foi divulgada pelo site alemão Automobilwoche na última segunda-feira (1º).
De acordo com a publicação, a desistência de produzir um modelo eletrificado menor para rivalizar com o hatchback da Volkswagen tem a ver com o baixo retorno financeiro que provavelmente ele daria. Eventual substituto do i3, o agora abandonado projeto i1 sairia caro para os cofres da montadora, resultando em preços nada competitivos para o mercado europeu.
Outra razão apontada pela reportagem é que o BMW i1 não seria atrativo para os compradores residentes na América do Norte e na China. Nestes dois mercados, os consumidores são conhecidos por valorizar carros maiores, como SUVs e grandes sedãs, aumentando as chances de fracasso do modelo.
O modelo deixado de lado teria como base o Série 1 convencional.Fonte: BMW/Divulgação
Com isso, a empresa sediada em Munique optou por investir em elétricos maiores neste momento, pensando no mercado global, deixando de lado o concorrente do ID.3, pelo menos por enquanto (a versão saiu da lista de prioridades da marca, o que não significa ter sido totalmente abandonada).
Trabalhando em outras alternativas
Dando novos rumos ao seu planejamento, a montadora alemã estaria trabalhando em uma versão chamada i2, conforme a imprensa local, um sedã elétrico ligeiramente maior que o i1 e apontado como futuro concorrente do VW ID.4 ou do ID.5.
Ainda não há maiores informações sobre o BMW i2, uma vez que o projeto está no papel, mas as especulações apontam para uma versão eletrificada do Série 2 vendido na China, ganhando um visual maior para ser comercializada em vários mercados.
Reforçando a sua gama de SUVs elétricos, a marca também deve lançar o crossover iX1, em 2022, uma versão mais compacta do X1.
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