As ações da fabricante Kia Motors, afiliada da Hyundai, dispararam 14,5% após a mídia noticiar um possível investimento de US$ 3,6 bilhões da Apple — alcançando o nível mais alto desde 1997. Segundo informações divulgadas pelo site sul-coreano DongA Ilbo, o aporte faz parte de uma parceria para produção de carros da Maçã.
Após inúmeras especulações sobre a união dessas gigantes, espera-se que um acordo seja assinado no dia 17 fevereiro. Com uma meta inicial de 100 mil veículos por ano, a Apple deve estar pronta para comercializar seus carros já em 2024.
Gráfico das ações da Kia Motors.Fonte: Bloomberg/Reprodução
A Apple no mercado de automóveis
Não é de hoje que existem rumores sobre as intenções da Maçã em entrar para o mercado automobilístico. Mas, de acordo com alguns especialistas, a empresa levará meia década para lançar um modelo elétrico autônomo. Em linhas gerais, isso sugere que não há pressa em encontrar e estabelecer parcerias.
De qualquer forma, a Apple se tornaria uma concorrente para empresas como Tesla, Lucid Motors e Nio Inc, assim como para Daimler e Volkswagen. Essa ideia, vale lembrar, não é exclusiva da Maçã. No mês passado, a fabricante de iPhones Foxconn, anunciou uma parceria com a montadora chinesa Zhejiang Geely Holding Group Co. para fornecer serviços de produção e consultoria para empresas automotivas globais.
Fontes
Categorias