Um hacker habilitou um recurso escondido no software de direção autônoma da Tesla, o Autopilot. Em destaque, o modo “Visão Aumentada” mostra em tempo real o que as câmeras do sistema de direção autônoma captam enquanto o veículo está em movimento.
Na tela do carro, o motorista pode acompanhar o assistente realizando todos os cálculos durante a rota até o destino. Bem como, a maneira como ele identifica alternativas ao detectar um carro ou outro obstáculo à frente.
Modo descoberto por hacker mostra todos os detalhes detectados pelas câmeras do piloto automático.Fonte: Twitter/Reprodução
O recurso escondido do sistema de direção autônoma da Tesla foi descoberto por um hacker chamado Green. Em sua conta no Twitter, ele explica que habilitou a opção ao acessar o software Autopilot usando o modo desenvolvedor.
Ele destaca que a ferramenta tem uma resposta perfeita na maioria das situações, mas é pouco precisa em ambientes fechados. Além disso, as câmeras captam as imagens em diferentes velocidades – em média 36 quadros por segundo.
Por fim, Green divulgou vídeos na rede social mostrando o funcionamento do modo de “Visão Aumentada” do piloto automático da Tesla. Dessa maneira, é possível entender melhor a estrutura:
now, have a good night ;) pic.twitter.com/25xAzsY6Wq
— green (@greentheonly) December 15, 2020
Olhos sempre na direção
Para especialistas, a Tesla não habilita o recurso do Autopilot para não encorajar os motoristas a olharem apenas à tela de bordo. Isso porque, mesmo no piloto automático, a pessoa deve estar atenta para assumir o controle quando necessário.
A própria marca já destacou que a maioria dos acidentes com o piloto automático foi culpa do excesso de confiança dos motoristas no sistema. Por isso, ela ressalta que os usuários sempre mantenham a atenção no veículo e no trânsito ao redor.
Por outro lado, é surpreendente observar o modo “Visão Aumentada” em ação. No caso, a tecnologia revela como a montadora está evoluindo para ter um sistema de direção totalmente autônoma.
Fontes