A startup norte-americana Zoox revelou oficialmente seu modelo de carro autônomo com a função de ser um “robotáxi”. Subsidiária da Amazon, a companhia apresenta um novo conceito de veículos sem motoristas feitos para circular nas grandes cidades.
Como uma cabine sobre rodas, o modelo maximiza o espaço interno. Projetado para uma operação bidirecional, ele não traz a definição de parte “dianteira” ou “traseira”.
Com portas deslizantes, o Zoox possui um grande espaço interno.Fonte: Slash Gear/Reprodução
O Zoox, como o veículo acabou sendo batizado, pode atingir a velocidade máxima de até 120 km/h. Totalmente elétrico, ele utiliza uma bateria de 133 kWh com autonomia para rodar por até 16 horas com apenas uma carga.
O modelo tem cerca de 3,6 metros de comprimento e pouco mais do que 1,80 metros de altura. Com capacidade para até quatro pessoas, ele possui dois bancos com assentos individuais, cintos de segurança e carregadores sem fio para celulares na parte interna.
Ainda sem data de lançamento definida, os modelos estão sendo testados em Las Vegas, São Francisco e Foster City, nos Estados Unidos. No entanto, não foi divulgado quando o público poderá experimentar um passeio no “cubo sobre rodas”.
Detalhe do espaço interno do Zoox.Fonte: Slash Gear/Reprodução
Sistema de navegação autônoma
Segundo a startup, o Zoox possui o nível 5 de autonomia. Para isso, o veículo elétrico usa um sensor de 360 graus para detectar objetos em todas as direções em um raio de 150 metros. Também há um sistema complementar de câmeras e radares.
Como um carro comum, ele usa luzes de sinalização externas e avisos sonoros para indicar as ações no trânsito. Dessa forma, o carro pode se comunicar com motoristas, ciclistas e pedestres.
Por fim, a marca informa que o Zoox não será vendido para o público geral – apenas para empresas de transportes. Isso porque, desde o início do projeto, ele foi concebido com a proposta exata de atuar como um “robotáxi”.
Assista ao vídeo de apresentação do veículo elétrico:
Fontes