Herbert Diess, CEO do grupo Volkswagen, fez uma importante publicação sobre a reformulação da montadora alemã. Em destaque, o executivo disse estar trabalhando em uma estratégia para competir diretamente com a Tesla em relação aos carros elétricos.
Batizado de “Mission T”, o plano concentra esforços no aumento da produção de veículos elétricos pela marca. Segundo ele, esse é único meio de enfrentar a companhia comandada por Elon Musk.
Herbert Diess e Elon Musk em visita à fábrica da Volkswagen.Fonte: Electrek/Reprodução
Na nota, Diess revelou a realização de um grande encontro com executivos da Volkswagen, Audi e Porsche em abril deste ano. Durante três dias, foram discutidas formas de adaptar a estratégia da montadora com o objetivo de conseguir acompanhar a concorrente.
“O evento foi sobre como podemos alcançar a Tesla”, destacou o CEO. “Ela é uma empresa focada exclusivamente no futuro, sem um negócio tradicional de automóveis. É uma companhia no estilo do Vale do Silício, influenciada por tecnologia e pela cultura de risco”.
O executivo comentou que a Volkswagen precisa eliminar burocracias para ser mais competitiva. Assim, ele usou o exemplo do Projeto Artemis, modelo elétrico da Audi que está sendo produzido usando a estrutura organizacional de uma startup.
Silhueta do Projeto Artemis foi apresentada em feiras automotivas no início de 2020.Fonte: Volkwagen/Divulgação
Buscando um voto de confiança
Analistas do setor acreditam que a recente publicação de Diess é um esforço para conquistar um voto de confiança do conselho da Volkswagen. Atuando na companhia alemã desde 2015, ele realiza um amplo esforço para “atualizar” a montadora.
Uma dessas ações é o investimento na produção de novas linhas de carros elétricos. Contudo, diversos obstáculos internos dificultam a jornada para deixar a companhia em um patamar competitivo.
Enquanto isso, o executivo briga para conseguir a prorrogação do seu contrato que vencerá em 2023. Por outro lado, há rumores de que membros da diretoria da montadora estão à espera da saída dele para retornar ao antigo modelo de negócios.
Fontes
Categorias