A japonesa Yamaha começa timidamente a entrar no segmento de motocicletas e scooters elétricas: seu último lançamento, a e-Vino, é uma versão EV da scooter Vino, muito utilizada na Ásia, com potência de ciclomotor 50 cc.
A e-Vino é pequena, com assento único e foi desenhada para deslocamentos urbanos curtos. É um veículo elétrico leve, pesando 68 kg, sem a bateria. Com uma bateria (de 500 Wh) instalada ele vai a 74 kg. Mas existe a opção de adicionar uma segunda bateria, para dobrar o alcance.
Essa opção pode ser necessária, pois a autonomia de cada bateria é de apenas 29 km. Porém, é importante destacar que esses cálculos são feitos utilizando-se uma velocidade de somente 30 km/h, e estimando-se o peso do piloto em 55 kg. Ou seja, são parâmetros um tanto irreais para o cotidiano.
Fonte: Yamaha/DivulgaçãoFonte: Yamaha
Usando a e-Vino no dia a dia
A Yamaha e-Vino foi concebida para pequenos deslocamentos urbanos, tipo ir à escola ou ao mercado. Para essas tarefas rotineiras, a autonomia de 58 km parece suficiente. Sem contar que, embora um pouco lento, o tempo de recarga de 3 horas pode ocorrer enquanto a pessoa faz suas tarefas, pois as pequenas baterias são facilmente removidas e carregadas em ambientes internos.
Fonte: Yamaha/DivulgaçãoFonte: Yamaha
O motor da e-Vino tem 580 W contínuos, mas pode acionar a função de impulso para subir ladeiras por exemplo, o que aumenta a potência até 1.200 W durante 30 segundos. Ou seja, a e-Vino não é um veículo para corrida (sua velocidade máxima é de 44 km/h), mas pode ser uma ferramenta muito útil para fugir dos engarrafamentos, além de ser econômica e uma solução zero emissões de poluentes.
A nova scooter elétrica e-Vino acaba de ser lançada no mercado interno do Japão, mas já recebeu uma patente europeia, o que significa que poderá estar rodando pelos países da União Europeia em breve.
O preço de lançamento é de US$ 2.280, cerca de R$ 12.700.
Fontes
Categorias