Quem sente saudades da Kombi pode se animar: a Volkswagen fez um pedido gigante de robôs para a linha de produção da nova van elétrica ID.BUZZ (que, convenhamos, parece uma Kombi futurista) e do SUV elétrico ID.4 (apresentado em setembro).
A empresa vai usar os 2.200 robôs industriais em três fábricas diferentes, dentro de seus planos de aumentar a produção de veículos elétricos e, futuramente, eliminar os modelos a combustão de seu portfólio.
A fábrica da montadora em Zwickau foi uma das primeiras a receber robôs industriais para a produção de carros elétricos.Fonte: Volkswagen/Divulgação
“As marcas Volkswagen Passenger Cars e Volkswagen Commercial Vehicles estão trabalhando duro em sua transformação e na conversão das fábricas para a e-mobilidade, encomendando mais de 1.400 robôs do fabricante japonês FANUC para suas instalações de produção em Chattanooga (EUA) e Emden (Alemanha)”, disse a empresa em comunicado.
Modernização da Kombi
Segundo a montadora alemã, foram pedidos ainda “800 robôs para a fábrica em Hanover. Os robôs devem ser usados principalmente para a produção de carrocerias e montagem de baterias. As três fábricas estão sendo preparadas para a produção de carros elétricos em instalações altamente avançadas a partir de 2022”.
O ID. BUZZ é o maior elétrico da Volkswagen usando a plataforma MEB. O veículo será comercializado em duas versões. A mais sofisticada terá sistema de tração nas quatro rodas; potência total de 369 cavalos; bateria robusta de 111 kWh; autonomia de 435 km; e velocidade máxima de 160 km/h. A versão mais modesta terá tração apenas traseira, com uma bateria de 83 kWh produzindo o equivalente a 268 cavalos. A autonomia será de 320 km com uma carga completa.
Com cinco configurações diferentes de seu interior, o ID. BUZZ é a aposta da montadora alemã para substituir a popular Kombi, que saiu de linha em 2013 no Brasil e muito antes no resto do mundo. A renovação do portfólio da Volkswagen por veículos totalmente elétricos prevê a produção de três milhões de VEs por ano e o lançamento de mais 30 modelos até 2025.
Fontes
Categorias