A Scania, uma das marcas mais tradicionais do mercado de caminhões, também está migrando para a energia limpa. A companhia apresentou recentemente seu primeiro veículo totalmente elétrico e também um novo modelo híbrido.
O primeiro caminhão 100% elétrico da Scania está disponível com baterias de 165 ou 300 kilowatt hora(kWh). O veículo também conta com motor elétrico de 230 kilowatt (kW) que entrega 310 cavalos e torque de 2.200 Nm.
Segundo a empresa, o modelo com 165 kWh utiliza cinco baterias, enquanto a versão de 300 kWh traz nove unidades de alimentação. O modelo mais potente da nova linha traz autonomia de até 250 km com apenas uma carga.
De acordo com a fabricante, o caminhão é recarregado com um conector do tipo Combined Charging System (CCS). A edição básica do veículo pode ser alimentada integralmente em aproximadamente 55 minutos, enquanto a versão mais parruda precisa de menos de 100 minutos "na tomada" para ser totalmente recarregada.
Já o modelo híbrido conta com três baterias e capacidade de 90 kWh. O motor de 115 kW entrega até 360 cavalos e a autonomia do veículo fica na casa dos 60 km por carga. O caminhão também utiliza carregamento rápido e apenas 35 minutos são suficientes para alimentar 80% da fonte de energia.
Novo caminho
De acordo com a Scania, a linha de caminhões será voltada para aplicações urbanas, incluindo distribuição de itens para varejistas. Os veículos serão vendidos com cabines das séries L e P, e podem ser adaptados não apenas para carga de produtos, mas também transporte com temperatura controlada e até para obras.
A Scania lançará mais caminhões elétricos futuramenteFonte: Charged EVs
Segundo a fabricante, o lançamento é um passo importante para a adoção de energia limpa na frota de produtos da companhia. Segundo o CEO da Scania, Henrik Henriksson, o objetivo da firma é trazer cada vez mais soluções voltadas para o mercado de elétricos e com mais aplicações comerciais.
“Nos próximos anos, lançaremos anualmente veículos elétricos para toda a linha de produtos e, no momento, estamos reorganizando nossa produção para esse fim”, explica o executivo. "Em alguns anos, também apresentaremos caminhões elétricos de longa distância adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios de 45 minutos dos motoristas."
Fontes
Categorias