A fabricante de automóveis BYD anunciou em parceria com a Huawei a chegada ao mercado de um carro da família Han que traz como sistema operacional o HiCar, uma solução baseada no Harmony OS. Essa é a plataforma criada pela empresa como alternativa local a uma série de equipamentos, especialmente depois que a marca foi proibida de utilizar o ecossistema Android.
O HiCar foi apresentado oficialmente em agosto de 2019 e permite ao motorista controlar uma série de funções do veículo usando o painel ou então o próprio celular. A ideia é permitir a interação com um catálogo de aplicativos superior a rivais como o CarPlay, da Apple.
O sistema ainda apresenta conectividade 5G, um dos grandes mercados da companhia e que tem na comunicação entre equipamentos, incluindo carros, um de seus maiores trunfos.
Planos ousados
A Huawei tem como meta implementar o HiCar em mais de 120 modelos de 30 montadoras — mas dificilmente a plataforma chegará a determinados mercados que estão limitando a entrada da chinesa em alguns setores. A ideia da companhia, ao menos por enquanto, não envolve lançar um veículo de produção própria.
A edição comemorativa do P40, com direito até à logo da montadora.Fonte: Gizchina
O anúncio do veículo foi marcado ainda por uma nova versão de um aparelho da empresa: a Huawei aproveitou a ocasião para apresentar uma edição especial e personalizada do P40, que será exclusiva do mercado chinês. Especificações técnicas não foram detalhadas, mas o modelo deve ser bastante similar ao já apresentado.
Fontes
Categorias