A Rivian, startup especializada em automóveis elétricos, arrecadou US$ 2,5 bilhões (em conversão direta, R$ 13,2 bilhões) em sua nova rodada de investimentos. Com isso, a empresa pretende ser uma das primeiras a comercializar uma picape totalmente elétrica, que já tem previsão de lançamento para 2021.
No total, a Rivian já levantou US$ 6 bilhões em financiamento, segundo dados do Pitchbook. Entre os acionistas, está a Amazon, gigante do e-commerce.
O CEO da empresa, Robert “R.J.” Scaringe, afirmou à CNBC que o principal foco é garantir a entrega da picape — que competirá com veículos da Tesla, General Motors, Nikola e Ford Motor.
Picapes totalmente elétricas
A Rivian está investindo pesado em sua linha de produção. Em 2017, a empresa comprou uma antiga fábrica da Mitsubishi Motors em Illinois, nos Estados Unidos, por R$ 16 milhões. Atualmente, a montadora está focada expansão da fábrica, assim como na compra e instalação de novos equipamentos. Até o momento, essa "repaginada" já custou mais de US$ 750 milhões.
No entanto, em razão da pandemia de covid-19, o lançamento de seus veículos foi adiado por alguns meses. Entre os modelos que sofreram com esse atraso, estão a picape R1T SUV e uma linha de vans, que recebeu uma encomenda gigante da Amazon de 100 mil unidades no ano passado.
Vantagem sobre concorrentes
Apesar do atraso, todo esse investimento será benéfico para a reputação da empresa que, segundo analistas, já atingiu uma fase de produção muito superior em relação aos concorrentes. Na prática, isso significa que a montadora tem altas chances de lançar sua picape elétrica antes das outras empresas.
A CNBC também informou que a Rivian está aceitando pré-encomendas para sua picape e SUV, sob depósitos reembolsáveis de US$ 1 mil. Segundo informações divulgadas pelo site, a empresa pretende vender seus veículos diretamente aos consumidores, sem o modelo de concessionárias.
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