O recarregador de carros elétricos mais rápido do Brasil será instalado pelo Grupo Volkswagen em Bertioga (SP), cidade litorânea com apenas três carros elétricos registrados no Detran, segundo uma apuração realizada Revista Autoesporte.
No final de 2019, o grupo anunciou uma parceria com algumas empresas para a criação de 30 pontos de recarga rápida ao longo de sete rodovias das regiões Sul e Sudeste — incluindo o primeiro recarregador de 350 kW da América Latina.
O aparelho, que custa cerca de R$ 800 mil, será instalado em Riviera de São Lourenço, bairro nobre de Bertioga — localizado a 100 km de São Paulo, trajeto que pode ser realizado sem recarga por qualquer carro elétrico à venda no Brasil.
Carregador de 350 kW da brasileira ABB (Reprodução/AutoEsporte)
Em trajetos de 100 km, como Bertioga-São Paulo, utiliza-se carregadores mais lentos — como os domésticos ou do tipo wallbox. A ideia é que os carros fiquem em estacionamentos fechados durante a noite para uma recarga completa.
Carregadores com capacidade acima de 50 kW, por outro lado, costumam ser instalados ao longo de estradas estrategicamente. Assim, os motoristas podem repor 80% de energia das baterias em 40 minutos ou menos e continuar a viagem.
Capacidades incompatíveis
Além disso, carros elétricos devem ser compatíveis com a velocidade máxima do carregador e, no Brasil, há somente um veículo adequado para recarga de 350 kW: o Porsche Taycan. Contudo, este modelo teve seu fluxo de energia limitado a 270 KW.
O carregador destinado à Bertioga será da empresa ABB. O gerente de mobilidade da companhia, Wilson Morais, declarou que foi necessário inserir um sistema de refrigeração líquida nos cabos do equipamento, além de realizar a separação física do totem onde ficam os conectores dos transformadores — tudo isso para controlar o intenso fluxo de energia.
Segundo a EDP, o Grupo VW ficou responsável por determinar os locais de instalação. Diante das inconsistências relacionadas à Bertioga, a Revista Autoesporte pediu explicações à Volkswagen, Audi e Porsche sobre o que motivou esta escolha, mas as empresas não deram nenhuma resposta.
Em contato com o TecMundo, o grupo de empresas parceiras resolveu se pronunciar. Confira o posicionamento oficial na íntegra:
Os parceiros Audi, Porsche, Volkswagen e EDP, responsáveis pela instalação da primeira rede de recarga ultrarrápida da América do Sul, esclarecem que:
- O local escolhido para a instalação de uma das estações de recarga ultrarrápida, na Riviera São Lourenço, é aberto ao público e, portanto, acessível a todos os clientes de veículos elétricos, mesmo aqueles que não moram na cidade de Bertioga. Localizado na BR 101 (rodovia Rio-Santos), o endereço se destaca por ser um ponto de transição e/ou destino, funcionando como uma ligação importante para outras cidades do litoral Norte do estado de São Paulo.
- Contribuiu para a escolha do local a preocupação da Riviera São Lourenço com a sustentabilidade, especialmente pela obtenção da certificação ISO 14.001, alinhando-se naturalmente com toda estratégia de sustentabilidade da eletrificação;
- O carregador de 350 kW pode ser utilizado por qualquer modelo totalmente elétrico (BEV) compatível com o padrão de carregamento CCS2, de acordo com a potência suportada pelo mesmo. Ex: 150 kW, 100 kW. O carregador se comunica com o veículo por meio de um protocolo e modula a tensão e corrente de acordo com a capacidade do carro.
- Ressaltamos que, além do carregador da Riviera, o projeto prevê a instalação de outros 29 equipamentos de 150 kW nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt, conectando esta rede de recarga ultrarrápida com os principais corredores elétricos do País e, assim, ampliando a cobertura para todos os clientes de veículos elétricos.
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