Recentemente, Zeng Yuqun, presidente da Contemporary Amperex Technology Ltda. (CATL), gigante chinesa que fornece baterias para a Tesla e a Volkswagen, revelou à Bloomberg, que sua empresa criou baterias para carros elétricos, que podem durar até 16 anos ou até dois milhões de quilômetros. A tecnologia pode revolucionar o segmento de mobilidade elétrica nos próximos anos.
Na oportunidade, Yuqun ainda disse que essas baterias custam apenas 10% a mais que o valor médio das que são comercializadas hoje em dia, e que sua empresa está pronta para começar a atender os pedidos, porém, não confirmou qual foi o primeiro cliente a fazer as reservas.
Fonte: Unsplash/Jan Kaluza/ReproduçãoFonte: Unsplash/Jan Kaluza
Baterias são as “pedras no sapato”
A vida útil das baterias de carros elétricos é um dos principais problemas na adoção massiva desses veículos. Isso, porque elas ainda são frágeis e caras demais. Costumam ser a peça mais cara em um desses carros.
Atualmente, a garantia cobre as baterias por oito anos ou pouco mais de 402 mil quilômetros. Essa nova bateria anunciada pela CATL adiciona muito mais tempo de vida útil, por apenas 10% a mais no valor. Sendo assim, uma bateria como essa poderia ser transferida para um carro novo, diminuindo em grande parte o seu preço final.
Essas baterias da CATL, provavelmente, são as mesmas que a Tesla se referiu no mês passado. Mas, naquela ocasião, não ficou claro se o desenvolvimento do produto foi feito em parceria, ou se a CATL seria responsável apenas pela fabricação.
Yuqun se mostrou otimista com a nova bateria de longa duração. Para ele, apesar das baixas no setor – causadas pela crise do novo coronavírus – a partir do ano que vem, tudo voltará ao normal, e esse tipo de produto pode ajudar a indústria automotiva a se reerguer com força total.
Fontes
Categorias