Depois de causar o cancelamento do MWC 2020, o surto do coronavírus afetou eventos esportivos que ocorreriam no país asiático nas próximas semanas, como o Grande Prêmio da China de Fórmula E e a etapa chinesa da Fórmula 1, programados para março e abril, respectivamente.
No caso da Fórmula E, a prova envolvendo os carros elétricos aconteceria na cidade de Sanya em 21 de março, mas, com a propagação da doença, os organizadores resolveram solicitar o adiamento do evento, que ainda não tem uma nova data para acontecer.
Já o GP da China de F1 2020 estava marcado para 19 de abril, em Xangai, mas também acabou sendo adiado a pedido da organização. Uma nova data está sendo estudada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que deve divulgar novas informações em breve.
Em ambos os casos, não está descartado o cancelamento definitivo dos GPs deste ano. Tudo vai depender da situação do vírus — se a doença estará controlada ou não — e da disponibilidade de datas nas duas competições.
Indústria automobilística também foi afetada
O fechamento temporário de fábricas de automóveis na Ásia por causa do coronavírus pode ter um grande efeito na indústria automobilística mundial devido à falta de peças e outros componentes que saem de lá. Na Europa, por exemplo, até a meta de emissões de carbono para carros vendidos em 2020 pode ser afetada, fazendo com que as montadoras procurem a União Europeia para a realização de um novo acordo.
Voltando à China, outro grande evento da área que também foi adiado foi o Salão do Automóvel de Pequim, agendado para o fim de abril. No anúncio, feito nesta terça-feira (18), os organizadores manifestaram preocupação com a saúde e a segurança dos participantes.
Fontes
Categorias