A Sony está acostumada a apresentar televisores, câmeras, equipamentos de áudio e outros eletrônicos durante feiras de tecnologia, mas a fabricante japonesa deu um passo mais ousado na CES 2020. A empresa revelou nesta segunda-feira (6) nada menos que o protótipo conceitual de um carro elétrico.
O Vision-S é um automóvel com design futurista que combina uma série de tecnologias desenvolvidas pela própria Sony e parcerias com outras empresas. A fabricante não detalhou essas alianças, mas a fornecedora de componentes automotivos Magna, a Bosch e até a BlackBerry estão envolvidas em algum nível.
Ao todo, ele tem 33 sensores embutidos, incluindo alguns CMOS para reconhecimento de imagem e ToF (Time-of-Flight) para detectar profundidade de campo e distância de objetos. O objetivo é garantir conforto e segurança ao motorista com avançados sistemas auxiliares de navegação — afinal, este não é um veículo autônomo.
O painel do motorista é uma tela panorâmica com "conteúdos diversos a partir de uma inteface de usuário intuitiva". Além disso, a tecnologia 360 Reality Audio traz uma experiência imersiva de áudio com speakers espalhados pelos assentos.
Não espere o Vision-S sendo lançado comercialmente. Como a própria empresa afirma em comunicado oficial, esse é um conceito que vai ajudar a empresa a demonstrar de forma prática as suas tecnologias de mobilidade e "continuamente atualizar e evoluir suas funções" em sistemas de nuvem, reconhecimento de ambiente e transmissão de dados. É possível que plataformas da Sony até sejam anunciadas no futuro próximo, mas um veículo próprio está bem mais distante.
Fontes
Categorias