A Jaguar Land Rover está adaptando a tecnologia dos painéis flexíveis de AMOLED para serem usados em seus veículos. Esses painéis já são utilizados em dispositivos portáteis dobráveis e, se fossem utilizados para cobrir a carroceria de um carro, o automóvel poderia ser personalizado com um visual completamente novo em poucos segundos.
A companhia está realizando pesquisas com base na tecnologia LESA (Lightweight Eletronics in Simplified Architecture, ou eletrônicos leves de arquitetura simplificada, em português) e afirma que, por meio dela, os carros poderão ter interiores sensíveis ao toque, sem a necessidade de botões físicos, e até mesmo carrocerias cobertas com uma superfície (basicamente AMOLED flexível) que muda de cor.
Como a LESA funciona
Para criar um dispositivo baseado em LESA, é necessário usar um software que transforma uma determinada peça 3D em uma estrutura bidimensional, como se tivesse “desdobrando-a”. A partir daí os circuitos e componentes que serão utilizados são mapeados na superfície plana, que depois é “dobrada” no objeto 3D original.
No final do processo, a peça é fabricada com os circuitos já impressos em seu interior.
Como os circuitos são impressos em materiais não metálicos, os eletrônicos baseados em LESA são menores e mais leves que os convencionais, o que permitiria adicionar mais sistemas aos veículos, para aumentar a quantidade de recursos e funcionalidades. Até mesmo painéis solares poderiam ser implementados.
A Jaguar Land Rover já criou um protótipo de painel de controle aéreo baseado em LESA. Ele tem apenas 3,5 milímetros de espessura, enquanto a peça convencional tem 5 centímetros, além de ser 60% mais leve.
Vários setores da indústria já estão aproveitando os benefícios da eletrônica estrutural, mas ainda não temos previsão de quando ela chegará aos carros da montadora.
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