A Qualcomm, gigante norte-americana, acredita que na corrida pelo desenvolvimento do primeiro veículo autônomo a China sairá na frente. O país tem a tecnologia 5G mais desenvolvida e um projeto padrão para seu uso no campo automotivo já definido.
O vice-presidente sênior da Qualcomm, Patrick Little, afirmou que a China tem mais chances de chegar a um modelo de carro autônomo antes porque já sabe qual caminho seguir.
Definição de padrões
A Qualcomm defende o uso de um padrão chamado C-V2X, que permite um tráfego de dados em tempo real entre veículos e infraestrutura, reduzindo as chances de acidentes. Já empresas como General Motors, Volkswagen e Honda dizem que o uso do padrão WiFi DSRC para a transmissão de dados eletrônicos automotivos já é bom o suficiente e tem sua funcionalidade comprovada.
Na China, o C-V2X já foi escolhido como padrão, enquanto nos Estados Unidos ainda não existe um consenso. Esse é só um dos fatores que irão determinar quem terá o primeiro modelo de veículos autônomos, mas já indica muita coisa sobre a organização das nações para tornar a tecnologia real.
Fontes