BMW revela carro protótipo que rivaliza com o Tesla Model S

1 min de leitura
Imagem de: BMW revela carro protótipo que rivaliza com o Tesla Model S

BMW revelou um novo protótipo de carro elétrico que pode competir diretamente com o Tesla Model S em design e potência. O veículo parece um sedan da linha 5 Series, mas traz motor elétrico capaz de sair de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.

Chamado de Power BEV, o protótipo conta com três unidades elétricas no lugar do motor de combustão, que já fazem parte da quinta geração de sistema automotivos elétricos da empresa. Ele combina o motor, transmissão e parte elétrica do veículo em um local só, em um projeto que deve ser usado em uma colaboração futura com a Jaguar e seu Land Rover.

Uma das unidades elétricas é montado na suspensão dianteira, com os dois montados na parte traseira. Isso gera um total de enregia de 530 kW, ou 720 cavalos de força. Isso ajuda o carro a alcançar a marca de 100 km/h em aproximadamente 3 segundos. O sistema de unidades traseiros pode ser controlado independentemente, o que permite um esquema de torque diferenciado.

(Fonte: BMW Group/Divulgação)

Enquanto o diferencial de deslizamento comum reage à diferença de rotação entre as rodas, a versão elétrica da BMW pode controlar de maneira independente quanta força vai para a roda da esqueda ou da direita. Isso significa que o BMW Power BEV pode mover força para a roda de fora quando estiver fazendo uma curva, enquanto, automaticamente, reduz eletronicamente a roda de dentro, para melhorar a sua estabilidade.

A BMW já conta com alguns veículos elétricos em produção, mas nenhum sedan completamente sem o uso de combustível fóssil, apenas carros híbridos e versões da 5 Series e 7 Series. Com o protótipo Power BEV, a empresa bate de frente com a Tesla e seu Model S. Por enquanto, a BMW contará com o BMW iX3, uma versão elétrica do veículo, mas isso deve evoluir com o tempo e a chegada de novos modelos é esperada.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.