menu
Logo TecMundo
Transportes

Tesla volta atrás em decisão de fechar lojas e anuncia aumento de preços

Companhia fez uma análise de todos os seus pontos de venda para decidir quais valem a pena ser mantidos

schedule11/03/2019, às 09:43

Fonte: Wikimedia/Mario Ortiz

Imagem de Tesla volta atrás em decisão de fechar lojas e anuncia aumento de preços no tecmundo

Após anunciar que iria fechar quase todas as suas lojas físicas e passar a vender veículos apenas via internet, a Tesla voltou atrás em parte dessa decisão. Através de um comunicado publicado em seu site oficial, a companhia disse ter passado a última semana analisando minuciosamente todos os pontos de venda físicos para decidir quais valeriam a pena ser mantidos.

Depois dessa análise, a empresa resolveu manter abertas mais lojas do que o anunciado originalmente. Apenas cerca de 10% dos locais foram fechados definitivamente e outros 20% estão sob avaliação, com a decisão final sobre a continuidade das atividades dependendo das vendas desses pontos nos próximos meses.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Além disso, alguns espaços que foram fechados na última semana irão reabrir com uma equipe reduzida de funcionários. De acordo com o comunicado, essas mudanças tiveram impacto no corte de custos que era previsto inicialmente pela Tesla, o que significa que a empresa vai aumentar os preços de seus carros em um total de 3% globalmente para compensar as alterações.

LojaFoto: Wikimedia/Mario Ortiz

A empresa deixa bem claro que esse aumento não irá valer para o novo Model 3 – seu modelo mais barato, custando US$ 35 mil – cujas vendas começaram oficialmente há poucos dias. Os valores mais altos começarão a ser cobrados a partir do dia 18 de março, dando aos consumidores indecisos o prazo de uma semana para adquirir os veículos com os valores mais baixos.

A Tesla ainda confirmou que as vendas realmente passarão a ser feitas apenas online. Caso o cliente vá até uma loja física, ele poderá receber assistência de um dos funcionários para fazer a compra utilizando o próprio celular. Algumas poucas lojas terão carros em estoque, mas a maioria dos compradores terá que esperar a entrega do veículo após realizar a transação.

Também será possível fazer o test drive dos carros em alguns locais, mas a aposta da empresa para os interessados em dirigir um dos carros está na política de devolução, que aceita o retorno de qualquer veículo com menos de 7 dias de uso e até 1,6 mil quilômetros rodados.