Na quinta-feira (28/02), a Tesla tirou seu site oficial do ar por alguns instantes e pôs uma mensagem de que algo importante estava chegando. De fato, a tão esperada versão de US$ 35 mil do Model 3 estava, enfim, disponível para pedidos.
Foram três longos anos, desde que se falou pela primeira vez (em 2016) num possível lançamento de um Model 3 de baixo custo. Durante essa espera, o CEO da companhia, Elon Musk, disse que a Tesla precisava concentrar as vendas nas versões mais luxuosas do Model 3 (que chega a custar US$ 70 mil), a fim de manter uma margem de lucro que pudesse impulsionar seu crescimento. Caso contrário, ela viria à falência.
O Model 3 de modelo básico, chamado de “Standard Range”, e que tem preço inicial de US$ 35 mil, faz 354 quilômetros com a bateria cheia, tem velocidade máxima de 209 km/h, e vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Seu interior é simples, com volante e bancos (feitos de pano) possuindo ajuste manual. A cor padrão é a preta. Se o cliente quiser optar pela cor prata ou azul, há um adicional de US$ 1,5 mil. A cor branca custa US$ 2 mil e a vermelha sai por US$ 2,5 mil. Antes disso, o Model 3 mais barato custava US$ 42,9 mil, após o último corte de preço, em fevereiro passado (2019).
Fonte: Tesla/Divulgação
Além do modelo básico, há o chamado “Standard Range Plus, o “primo rico” da categoria de baixo custo. Este modelo tem preço inicial de US$ 37 mil, velocidade máxima de 225 km/h, faz 386 quilômetros com a bateria cheia e vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. Seu interior, assim como o sistema de som, é melhorado em relação ao modelo básico. Felizmente, os dois possuem o teto de vidro. No entanto, a suíte de piloto automático será cobrada à parte: US$ 3 mil antes da entrega e US$ 4 mil depois. O mesmo acontece com o pacote de direção autônoma total: US$ 5 mil antes da entrega e US$ 7 mil após.
Fonte: Tesla/Divulgação
Os modelos de baixo custo do Model 3 estarão disponíveis para a entrega nos EUA daqui a duas a quatro semanas, contando a partir da data do anúncio. Na China e Europa, a disponibilidade será daqui a três a seis meses.
Outra novidade da Testa é que, daqui em diante, todas as vendas serão feitas online. A companhia informou que vai fechar a maior parte de suas lojas, mantendo apenas umas poucas, que servirão como vitrines e centros de informações da empresa, situadas em locais de intensa circulação de pessoas. Este corte de custos vai propiciar à montadora reduzir os preços de seus veículos em 6 por cento, que, aliás, foi a forma que ela encontrou para tornar possível o Model 3 de US$ 35 mil.
Em janeiro, a empresa já tinha anunciado que faria algumas demissões. Agora, não ficou claro se os funcionários das lojas que estão sendo fechadas já estavam nesta contagem ou se o número de demitidos vai aumentar.
Como não será mais possível realizar test drives, a Tesla facilitou a compra de seus carros, de modo que os clientes vão poder devolvê-los em até sete dias ou até 1600 quilômetros rodados, recebendo o valor total que pagaram, caso não desejem ficar com o automóvel.
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