Enquanto a maioria das gigantes estão de olho em carros autônomos para transporte de passageiros, há um crescente braço desse mesmo setor que vem chamando a atenção nos últimos anos: o de utilitários com uso de inteligência artificial (IA) na indústria. E, agora, o anúncio da parceria da Volvo Trucks com a operadora de mineração norueguesa Bronnoy Kalk AS confirma essa tendência.
O acordo prevê o transporte de calcário em um trecho de quase 5 quilômetros entre a mina e o britador da pedra, realizado por seis caminhões e monitorado por funcionários treinados para essa função. Segundo a Volvo, os testes vem apresentando boas respostas e a expectativa é de que o sistema esteja totalmente operacional até o final do próximo ano.
A estratégia da empresa é conquistar um novo nicho, que usa a tecnologia para cortar gastos com pessoal, aumentar a agilidade, baratear a manutenção e oferecer opções personalizadas pelos contratantes — além do fato de não ter o risco de um motorista se machucar com um possível acidente em áreas de difícil acesso e/ou com cargas perigosas.
Inicialmente, as frotas devem ser oferecidas como serviço e devem servir como laboratório para o desenvolvimento de utilitários inteligentes para ambientes previsíveis. Enquanto isso, a companhia deve seguir também com os experimentos em diferentes estradas, pistas, condições climáticas e barreiras, entre outros elementos, para refinar os resultados.
De acordo com a firma de pesquisa de mercado ResearchAndMarkets, a projeção é de que até 2020 o setor de caminhões autônomos esteja movimentando algo em torno de US$ 1 bilhão.