A startup norte-americana de caminhões Nikola Motor Company pré-apresentou seu terceiro modelo de caminhão semielétrico movido a hidrogênio para os mercados europeu, asiático e australiano. O Nikola Tre (três) virá com um design renovado e pronto para o futuro da indústria automobilística.
O design do Tre é bem menos aerodinâmico do que nos modelos anteriores, One e Two (os nomes tinham que ser esses, não é?). Pode ser apenas uma escolha estética com uma proposta mais robusta ou marketing baseado nos mercados aos quais ele se destina. Se bem que, no início deste ano, a Nikola processou a Tesla alegando que o caminhão elétrico da rival violava suas patentes. Sendo assim, talvez a nova aparência, assumida a partir do Tre, seja uma tentativa de evitar a possibilidade de novos processos.
No mesmo período, a Nikola aproveitou para dar uma “alfinetada” na Tesla publicando a frase: “Você não pode ser ambientalmente sustentável sem ser financeiramente sustentável”, como uma resposta ao fato de a rival cobrar um depósito de USD 20 mil por cada caminhão que lhe é encomendado.
O Tre vai alimentar seu motor elétrico de mil HP de potência com uma célula de combustível de hidrogênio. Para encher o tanque do zero, levará aproximadamente 20 minutos, o que dá uma autonomia de 500 a 1,2 mil quilômetros. Como não poderia deixar de ser em modelos de caminhões elétricos/semielétricos comercializados a partir daqui, ele sairá de fábrica equipado com sensores que permitirão direção totalmente autônoma.
Os testes com o novo caminhão começam em 2020, com o início da produção previsto para 2023. Até lá, a Nikola terá que ampliar a rede de postos de abastecimento de hidrogênio, a fim de facilitar o interesse das empresas pelo Tre.
Fontes
Categorias