A Apple registrou recentemente um sistema com “farol inteligente” e um painel com no para-brisa que pode servir como um monitor de informações em situações de pouca visibilidade ou durante trajetos noturnos. Os conceitos não foram criados especificamente para carros autônomos, mas podem vir bem a calhar nesse setor também.
Flagrado pelo Patently Apple, o esquema trabalha com três frentes principais. A primeira detecta barreiras e ajusta a luminosidade para que você possa ver melhor o que está à frente do veículo. A segunda utiliza o farol para alertar outros motoristas sobre as intenções do condutor — como uma espécie de “seta” ou pisca que indica a direção.
E a terceira usa uma tecnologia semelhante ao Face ID para identificar pedestres à frente e sinaliza essa imagem no painel frontal do veículo, avisando que há alguém que possa ser atropelado. Tudo isso utiliza predições e análise a partir da inteligência artificial (IA).
Contudo, como toda patente, não dá para saber se um dia isso se tornará realidade. Ainda mais com o que seria o veículo autônomo da Apple, o Project Titan, um pouco parado — a previsão de analistas é de que um dia a companhia só lance seu automóvel completo entre 2023 e 2025. Até lá, esse “farol inteligente” bem que poderia aparecer no mercado, afinal, seria uma boa aproveitar a IA para diminuir os acidentes de trânsito.
Fontes
Categorias