A Einride é uma empresa de transportes com sede em Estocolmo, na Suécia. Foi fundada em 2016, é especializada em veículos autônomos e conhecida por criar o T-pod — um veículo projetado desde a sua ideação para operação totalmente autônoma e remota.
A startup anunciou, no último dia 12, o lançamento de seu mais recente veículo, o T-log. O modelo é uma evolução do T-pod, apresentado no ano passado, porém mais potente e dotado de capacidades para enfrentar o ambiente fora de rodovias, como estradas de terra e sem sinalizações. Sem cabine, apenas com um painel frontal, o veículo tem capacidade para 16 toneladas de carga.
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'A falta de uma cabine permite mais capacidade de transporte, bem como uma maior eficiência do motor totalmente elétrico do veículo', diz Einride. A bateria do T-Log permite até 200 quilômetros de autonomia.
O T-log utiliza a plataforma Drive Unit da NVIDIA, dando acesso a dados de tráfego em tempo real, que podem ser usados para planejar rotas dinamicamente e evitar engarrafamentos, o que garante um nível 4 de automação — carros autônomos da Tesla e da Uber, por exemplo, possuem nível 2 na escala que vai de 0 a 5.
Isso também pode otimizar o uso de energia para permitir que o veículo entregue boa autonomia. Caso algum problema seja detectado e o caminhão não consiga se locomover de forma automática, uma intervenção humana será necessária; contudo, o operador humano poderá controlar o caminhão remotamente, mesmo que esteja a centenas de quilômetros e utilizando dados móveis.
'A cabine do motorista é o que torna os caminhões caros quanto à produção, e ter um motorista na cabine é o que os torna caros quanto à operação', arrisca Robert Falck, CEO da Einride.
“Remova a cabine e substitua o motorista por um operador que possa monitorar e controlar vários veículos ao mesmo tempo, e os custos podem ser reduzidos significativamente. Além disso, operar um veículo a distância permite um ambiente de trabalho muito melhor, como já demonstrado em indústrias como a da mineração.”
A maioria dos especialistas acreditam que a primeira indústria a ser afetada pela direção autônoma será o setor de caminhões. Qual é o melhor caso de uso para a tecnologia sem motorista do que para o transporte de longa distância, onde a maior parte da condução está confinada à rodovia?
Sem dúvida, a imagem de um caminhão sem cabine aumentará o medo de que a tecnologia autônoma leve a um enorme desfalque na força de trabalho. São quase 2 milhões de caminhões circulando pelas estradas brasileiras, e a previsão é de que até 2030 cerca de 50-70% dessas ocupações se tornem obsoletas nos EUA e na Europa, podendo não ser muito diferente para o restante do mundo.
A Einride espera que o T-Log esteja no mercado e comece a operar em vias públicas já em 2020.
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