Elon Musk tem uma certa obsessão por transporte, talvez porque seja isso o que mais toma tempo do dono da SpaceX e da Tesla. Muitos de seus seguidores e especialistas de mercado não sabiam exatamente quais são reais propósitos de sua outra empresa, a Boring Company, além de vender surpreendentes lança-chamas, e nesta quarta-feira (17) o inventor sul-africano deixou mais claro: o grupo, com a parceria do metrô de Los Angeles, vem cavando túneis para oferecer um transporte rápido e barato, o Loop.
Antes, de mais nada, é preciso destacar que esse não se trata do seu outro projeto, o Hyperloop, que tem como objeto oferecer cápsulas para lançamento supersônico através de grandes distâncias. O Loop está mais para uma “balsa”, que pode levar veículos especiais para até 16 passageiros a uma velocidade que pode chegar a 250 quilômetros por hora. Como exemplo, Musk disse que seria possível sair do estádio do time de beisebol Dodgers e chegar até o Aeroporto Internacional de Los Angeles, uma distância de mais de 30 quilômetros, em quase 10 minutos.
A novidade seria alimentada por eletricidade, sem emissão de poluentes, custaria apenas U$ 1 para cada passageiro e poderia levar outros automóveis, pois as mesmas plataformas que levariam os vagões por um elevador, da superfície para os túneis subterrâneos, também estariam disponíveis para carros — mas isso ainda não ficou muito claro nessa primeira exposição, assim como os detalhes a respeito da negociação com a prefeitura de Los Angeles, pois, em tese, o Loop seria concorrente dos próprios trens públicos da cidade.
Confira abaixo uma ilustração disso, na simulação mostrada durante o anúncio do Loop:
O circuito inicial para testes já vem sendo construído e é com ele que a Boring Company deve ajustar o projeto — incluindo os protocolos de proteção para uma região que é conhecida por suas atividades sísmicas. Ainda não há uma previsão de lançamento, mas pode acontecer antes do que muitos esperam, pois o primeiro túnel está quase completo.
“As rodovias estão no limite externo de sua capacidade. Com os túneis, você pode ter centenas de pistas, não há limites reais”, comenta Musk. “Se você pode construir um túnel em Los Angeles, então pode construir em qualquer lugar”, já dando indícios de que a intenção é distribuir o Loop para outras cidades.
Categorias