A Tesla culpou, em um comunicado emitido nesta quarta-feira (11), o motorista Walter Huang, que faleceu, pelo acidente fatal envolvendo um Model X que aconteceu mês passado, no estado americano da Califórnia. A empresa está envolvida no caso desde que foi confirmado que o modo Autopilot do carro, responsável por automatizar algumas funções da direção, estava ligado durante a batida em uma divisão de concreto da rodovia.
“A única maneira desse acidente ter acontecido é se o Sr. Huang não estivesse prestando atenção à pista, apesar do carro ter emitido vários alertas para que ele fizesse isso”, disse a Tesla. A companhia começou a defender publicamente o próprio sistema após a família da vítima informar que contratou um escritório de advocacia para analisar a possibilidade de entrar na justiça.
Carro envolvido no acidente era um Model X.
Em sua defesa, a empresa liderada por Elon Musk diz que as mãos do motorista não estavam na direção durante os seis segundos anteriores ao momento da batida. O caso ainda está sendo analisado pela National Transportation Board, organização independente responsável por investigar acidentes com automóveis nos EUA.
Na semana passada, um vídeo publicado no YouTube mostrou que o local do acidente realmente causa alguma confusão nos carros da Tesla. O Autopilot parece não diferenciar bem as faixas da esquerda e da direita quando elas se dividem e tende a puxar o carro para o lado esquerdo, em direção a uma mureta. No vídeo, o motorista precisa assumir rapidamente o controle do carro para evitar um acidente, algo previsto nas recomendações de uso do modo Autopilot.
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