CNH de papel será substituída por cartão com chip até janeiro de 2019
Carteira Nacional de Habilitação vai virar um smart card, que poderá até integrar outros serviços, como pagamento de de pedágio e ônibus, entre outros

Fonte: Denatran
Imagem de CNH de papel será substituída por cartão com chip até janeiro de 2019 no tecmundo
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vem passando por mudanças e agora tem mais uma pela frente: o Conselho Nacional de Trânsito deve publicar ainda nesta semana uma resolução para substituir o atual modelo, de papel, para um cartão de plástico com chip. A novidade deve ser implantada até janeiro de 2019, prazo final para a adaptação dos Detrans estaduais.
Os atuais modelos serão aceitos normalmente e as trocas serão efetuadas gradualmente com as renovações
“Mas como ficam as atuais CNHs? Serei obrigado a atualizá-las imediatamente?” Calma, todos os documentos válidos atualmente continuam funcionando. Eles serão trocados na hora da renovação. Ainda não há dados sobre possíveis diferenças de valor para a primeira via ou atualização.
O governo afirma que a medida serve para diminuir as fraudes e aumentar a durabilidade. Além disso, o formato de smart card permite gravar informações a laser e integrar rede universal de serviços, como pagamento de pedágio e de ônibus ou metrô; controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica.
Mudanças já vêm ocorrendo desde o final do ano passado
O governo brasileiro finalmente vem levando a documentação básica de vários serviços para a era digital, o que pode aumentar a segurança, integrar ações e, o mais importante, diminuir a burocracia para quem quer fazer a primeira ou retirar a segunda via.
Identificação Civil Nacional vai reunir o RG, o Título de Eleitor e o CPF
A CNH já teve seu visual repaginado e recebeu um QR-Code, para a checagem agilizada dos dados por meio de leitura com a câmera do smartphone. Depois, ganhou uma versão para app e agora passa por mais essa alteração, que é a mais interessante delas.
O Título de Eleitor já possui seu próprio aplicativo, assim como a Carteira de Trabalho. Fica agora a expectativa com relação à implantação da Identificação Civil Nacional (ICN), credencial com chip que vai usar dados biométricos e civis dos brasileiros e vai servir como substituto único do Registro Geral (RG), do Título de Eleitor e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).