O coração de qualquer projeto de cidade inteligente não poderia ser outro senão a tecnologia. Com um portfólio bem abrangente de produtos e experiência de sobra no setor de infraestrutura, a Cisco resolveu mostrar que está pronta para se tornar uma das principais habilitadoras dessas novas metrópoles. Durante o Smart City Expo World Congress, a empresa anunciou uma iniciativa de US$ 1 bilhão para facilitar o desenvolvimento de smart cities.
A ideia é que o City Infrastructure Financing Acceleration Program ajude comunidades ao redor do mundo a adotar novas tecnologias e realizar sua transformação digital, tudo de uma forma bem mais acessível do que as soluções já disponíveis no mercado. Ao que parece, essa “mágica” só é possível devido à parceria da Cisco Capital com a firma de private equity Digital Alpha Advisors e com investidores de fundos de pensão como APG Asset Management e Whitehelm Capital.
Segundo Anil Menon, presidente global de Smart+Connected Communities da Cisco, a novidade pede por um investimento inicial mínimo e pode ajudar consideravelmente as cidades que estão começando a pensar agora no futuro da sua inovação. Ah, e isso independe dos planos do endereço em questão ou do escopo do projeto. Afinal, o programa serve tanto para cidades que querem se modernizar completamente quanto para municípios interessados em reduzir os gastos com energia, melhorar a segurança local ou aprimorar o transporte público.
Aproveitando a viagem, a companhia também revelou durante o congresso novos recursos para sua plataforma digital, a Cisco Kinetic for Cities – que une IoT e gerenciamento de dados. Entre as principais ferramentas a chegarem no software estão um painel de controle completamente reformulado, notificações de emergência em tempo real e um suporte avançado à segurança pública. Além disso, é claro que a solução é compatível com uma infinidade de serviços da própria Cisco e de parceiras da marca.
Fontes
Categorias