A Tesla ainda nem anunciou o seu caminhão elétrico oficialmente e já deve encontrar concorrentes no mercado: a Cummins, tradicionalíssima fabricante de motores, revelou esta semana um conceito de movido a eletricidade.
O AEOS foi originalmente pensado para ser um caminhão de classe 7, capaz de carregar cerca de 20 toneladas de carga graças ao seu conjunto de baterias, com um total de 140 kWh que podem ser carregas em cerca de uma hora em uma estação com alimentação de energia equivalente.
O problema, no entanto, é a expectativa de autonomia, que fica nos 160 quilômetros – enquanto o veículo da Tesla pode chegar a 482 quilômetros –, fazendo com que o AEOS seja uma solução muito mais voltada para ambientes urbanos. A Cummins afirma que, até 2020, a expectativa é de que o tempo de recarga fique em apenas 20 minutos.
A ideia da fabricante de motores não é produzir o veículo todo, mas oferecer as soluções de propulsão, como as baterias e motores elétricos, para outras montadoras. O projeto do AEOS foi conduzido em parceria com a Roush Industries e, de acordo com a empresa, poderia ser construído já em 2019.
Ainda assim, a Cummins afirma que, tão logo o veículo seja produzido, haverá a opção de escolher por uma versão com uma autonomia maior, que vem com um motor a diesel da fabricante que funciona como um gerador para dar mais fôlego para as baterias e permitir que o AEOS possa percorrer cerca de 500 quilômetros.
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