A criação de uma regulamentação para os carros autônomos nos Estados Unidos está andando a passos largos: depois da criação de um rascunho da estrutura de leis, alguns representantes do governo norte-americano estão tentando efetivar a introdução de algumas leis sobre o assunto até o fim desta semana.
Segundo a Reuters, a proposta, que contém 14 leis e que pode resultar em um aumento de até 100 mil veículos autônomos em testes nas ruas e estradas norte-americanas, será analisada nos próximos dias e uma audiência formal vai acontecer na semana que vem.
A proposta prevê que os estados não poderão mais instituir suas próprias leis sobre testes de veículos autônomos e também tiraria da NHTSA, o órgão responsável pela segurança do tráfego, a responsabilidade de pré-aprovar tecnologias para veículos autônomos, dando mais abertura e liberdade para que empresas e montadoras façam seus testes – uma tentativa clara de acelerar bastante o processo de desenvolvimento desses automóveis.
Empresas como a General Motors, Tesla e o grupo Alphabet, dono da Google da Waymo, inclusive, estão pressionando o congresso norte-americano a tomar alguma atitude, ou até mesmo aprovar a proposta. O receio das companhias é que as restrições das leis atuais acabem limitando o desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma.
Fontes
Categorias