(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
Após meses de especulação, a Microsoft firmou uma parceria com o Foursquare que vai possibilitar seu acesso a uma grande quantidade de dados sobre localização. Segundo informações do Wall Street Journal, a empresa de Bill Gates vai investir US$ 15 milhões no acordo, quantia que vai ajudar a companhia dos check-ins a manter seu negócio.
O Foursquare confirmou que a Microsoft vai poder usar seus dados em seus serviços móveis e nos resultados de buscas no Bing. Além de depender do aplicativo da companhia de localização para Windows, a gigante dos computadores parece pronta para integrar essas informações diretamente nos seus sistemas operacionais para PCs e dispositivos móveis.
A parceria faz sentido para ambos os lados, mas é uma ação obviamente estratégica para que a Microsoft possa expandir seus esforços no setor portátil, garantindo que ela possa acompanhar o nível dos serviços de localização de competidores como Google e Apple. Ao mesmo tempo, a parceria também adiciona legitimidade aos mapas do Windows graças ao nome do Foursquare.
Investindo pesado
(Fonte da imagem: Reprodução/CNN)
O acordo não deve afetar os contratos da empresa de localização com outros parceiros, como ressalta o CEO do Foursquare, Dennis Crowley. No entanto, o investimento se soma aos US$ 35 milhões recebidos pela companhia no ano passado, fazendo com que seu valor suba para cerca de US$ 650 milhões e tornando a Microsoft sua principal fonte de fundos.
Resta apenas saber como a empresa de Bill Gates vai usar seus novos dados, já que cabe apenas a ela decidir como toda a informação adquirida pode tornar o Windows e o Windows Phone algo melhor – e consequentemente mais atraente para os consumidores.
Categorias