(Fonte da imagem: Reprodução/MSND)
A Microsoft está mudando sua política de avaliações da Windows Store e passará a vender jogos classificados como “Mature” (adequado para maiores de 17 anos). A empresa não estava fazendo isso até então devido a uma confusão no sistema de classificação da loja.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O problema principal é a diferença entre os sistemas europeu e americano de classificação de games. Os EUA utilizam o sistema ESRB para classificar os jogos, sendo que as avaliações mais altas são “Mature” (Maduro) e “Adult” (Adulto). Já a Europa utiliza o sistema PEGI, sendo “PEGI 16” e “PEGI 18” os níveis mais altos.
Divergências de classificação
A Microsoft bloqueou a venda de jogos classificados como “PEGI 18” na Windows Store, já que a categoria é equivalente a “Mature” e “Adult” no sistema ESRB. O nível “Adult” nos Estados Unidos é praticamente povoado por jogos pornôs, mas, na Europa, a categoria “PEGI 18” não inclui apenas esses tipos de jogos: grandes títulos também estão lá, como Skyrim, Call of Duty: Modern Warfare 3, Assassins Creed e Mass Efect.
Como resultado, nenhum desses games está disponível na Windows Store. Para resolver esse problema, a Microsoft está mudando o sistema para admitir jogos que sejam classificados como “Mature” no sistema ESRB e que também sejam avaliados como “PEGI 18” no sistema PEGI.
A atualização alinha a Windows Store com outras grandes lojas de games, como a Steam, Origin e até mesmo a App Store. A mudança, no entanto, vai demorar algum tempo para entrar em vigor: o plano da empresa é fazer a alteração até dezembro, um pouco antes da virada do ano.
No Brasil, a categoria "Mature" pode ser equivalente a "não recomendado para menores de 18 anos", segundo a classificação do Ministério da Justiça .
Fonte: Gizmodo US