Depois de renegar o Internet Explorer por anos, e após uma tentativa malsucedida de reverter sua imagem negativa, a Microsoft finalmente abandonou o famigerado navegador de internet, colocando o Edge em seu lugar. Mas o quão bem ele se sai diante dos seus principais concorrentes?
O pessoal do ReWritable resolveu investigar a versão mobile do Edge, colocando-o frente a frente com o Chrome e o Firefox. Para os testes, foram usados dois aparelhos semelhantes: um Lumia 640 equipado com Windows 10 Mobile Technical Preview (build 10586.11) e um Moto G embarcado com o Android 5.1.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Batalha árdua
Ambos os dispositivos contam com processador Snapdragon 400, GPU Adreno 305 e uma tela com resolução 1280x720. Cada teste foi executado três vezes, e os resultados finais mostram as médias entre eles.
O primeiro teste foi realizado através do Google Octane, a ferramenta própria da empresa para avaliar navegadores. O resultado apontou o Edge como o mais rápido dos três. Note que a diferença entre os navegadores é relativamente grande.
Octane
- Edge (Windows 10): 2522
- Firefox 42 (Android 5.1): 2384
- Chrome 46 (Android 5.1): 2284
Quando o teste foi realizado pelo Jet Stream, o resultado foi completamente diferente. Inclusive, a diferença entre os navegadores foi muito menor.
Jet Stream
- Firefox 42 (Android 5.1): 15.545
- Chrome 46 (Android 5.1): 15.115
- Edge (Windows 10): 14.919
Como lembra o próprio ReWritable, os resultados não são totalmente precisos, já que muitos fatores podem interferir na medição, como os diferentes componentes dos aparelhos. Entretanto, eles mostram que a Microsoft fez um bom trabalho e que o Edge consegue trabalhar à altura de seus maiores concorrentes.
Você já testou o Microsoft Edge para celulares? O que achou da experiência? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias