O Baixaki inicia uma nova série, “Informática do Dia-a-Dia”, para explicar ao usuário como resolver questões básicas que nem todos conhecem ou tem obrigação de saber. Afinal, nós estamos aqui para isso também.
Tudo certo, tudo instalado, inclusive os periféricos. O mouse funciona, as caixas de som também. Tudo está certo, menos o microfone. Ou melhor, muitas vezes o microfone pode até funcionar, mas não grava som algum. O Baixaki investigou as possíveis causas disso e oferece um pequeno guia de como você pode resolver o seu problema.
Basicamente, podemos pensar que o questão pode estar no hardware (tanto no próprio microfone quanto na placa de som), no software ou programa usado para gravar, nas configurações de áudio e gravação, na versão do DirectX ou ainda pode ser um problema do driver da placa de som. Agora iremos ver cada uma dessas possíveis causas e como podemos solucioná-las.
Verifique seu Hardware
A primeira coisa que você deve fazer é testar o hardware. Basicamente, o hardware necessário para gravar som é uma placa de som (atualmente elas vêm embutidas nas placas-mãe, as chamadas placas on-board) e um microfone. Também ajuda se você tiver uma caixa de som ou fones de ouvido para poder ouvir e testar o que foi gravado, mas isso não é necessário num primeiro momento, pois muitos dos programas que gravam áudio do microfone, como o próprio gravador do Windows, têm um visualizador de frequência de gravação.
Esse teste de hardware serve principalmente para eliminar possíveis causas físicas. O teste consiste em duas partes: testar a placa de som e o microfone.
Quanto à placa de som, basta conectar outro dispositivo que produza som na entrada do microfone no computador (essas entradas geralmente têm coloração rosa). Esses dispositivos podem ser um instrumento musical (com a entrada adaptada), um tocador de MP3 ou iPod conectado com um cabo auxiliar ou ainda um outro microfone diferente. Para testar o microfone, basta tentar utilizá-lo em algum outro aparelho sonoro ou computador que aceite esse dispositivo periférico.
Esses testes servem para eliminar a chance de ser algo no hardware. Se ele estiver funcionando normalmente, as causas podem estar no programa ou configuração.
Verifique seu Software
Algumas vezes o computador não grava som porque o software utilizado para tal não é o mais apropriado ou oferece certas limitações. Existem diversos programas de gravação e uns se adaptam melhor a algumas máquinas do que outros. Teste outros programas para ver se há repetição do problema ou não.
Configurações do Computador
Poucas pessoas sabem, mas em vários computadores existem diferentes configurações para captação de som do microfone e de gravação de som do mesmo. Isso acontece porque alguns programas isolam os sons do computador para gravar somente os do microfone. Então, basta testar a configuração do microfone.
No Windows, no Painel de Controle, em “Sons e dispositivos de áudio”, procure a parte de controle de Gravação de Som. Os computadores apresentam controles diferentes, pois eles dependem da marca e dos drivers da placa de som instalados. Teste os controles, seleções e botões nessa aba ou menu.
Muitas vezes o problema pode estar no controle de sensibilidade do microfone ou ainda no volume de entrada do mesmo. E não tenha medo de testar. Se o microfone já não está gravando, mexer em algumas dessas configurações não vai impedi-lo de gravar algo. O máximo que pode acontecer é tudo continuar do jeito que sempre foi ou você acabar descobrindo, sem querer, a configuração apropriada para gravar áudio.
Problema com o DirectX
Em alguns computadores que têm o DirectX instalado, esse programa pode entrar em conflito com as configurações de áudio do computador e interferir na gravação de som. Para resolver o problema, atualize o DirectX na sua máquina que geralmente, se esse for o caso, a atualização em si resolve. Se não resolver diretamente, tente desinstalar o DirectX e instale-o novamente.
Problema de Driver
Se nada disso resolver, uma última alternativa pode estar no driver de sua placa de som. Pode ser um problema de atualização do driver ou ainda de compatibilidade do mesmo com o sistema operacional ou outros dispositivos instalados. Verifique qual placa de som está instalada e qual a versão do driver. Você pode usar um de vários programas de diagnóstico disponíveis para isso. Qualquer coisa, você pode procurar no site do fabricante da placa de som o driver do dispositivo e instalá-lo novamente.
ATENÇÃO
Modifique o driver só em último caso, pois o mesmo driver que controla a entrada de som e gravação do microfone também controla a saída de som nas caixas de som e fones de ouvido. Então, se isso não for feito com cuidado, o problema pode se tornar maior do que já era. Só faça isso se você realmente sabe o que está fazendo.
Conclusão
Esses testes e dicas cobrem grande parte dos problemas relacionados à gravação de som no computador. Lembre-se de verificar principalmente o contato da entrada do microfone no computador, porque muitas vezes os problemas mais complexos têm as soluções mais simples. Aproveite e conte para nós se essas dicas ajudaram e o que você fez para conseguir fazer seu microfone funcionar!
Categorias