Recentemente, a Mercedes deu pistas a respeito de novidades de peso em sua linha AMG. Na ocasião, Tobias Moers, o chefão da divisão esportiva, falou sobre alguns rumores que circulavam por aí a respeito da nova edição do E63, confirmando que o possante realmente traria um modo drift. Claro que isso só serviu para deixar os aficionados pela marca com água na boca. Felizmente, para acabar com o sofrimento de todos nós, a montadora alemã revelou tudo sobre o veículo na última terça-feira (25). O resultado? Vista agora o seu babador!
Revitalizar um modelo que caiu nas graças dos consumidores não é uma tarefa fácil para praticamente nenhuma montadora. A coisa fica ainda mais difícil se estivermos falando de um E-Class específico da montadora alemã, já que essa categoria da Mercedes parece oferecer a combinação ideal entre diversão e utilidade. Ainda bem que os engenheiros da empresa deixaram qualquer tipo de receio nesse sentido na garagem, já que o novo AMG E63 – e seu irmão mais parrudo – chegam ao mercado com a sutileza de uma voadora no meio do peito.
Olha isso. Sério, olha isso!
Coloque o cinto, pelo amor de Deus!
Não se atendo a receitas bestas para os sedans do seu porte, parece conseguir variar entre oferecer o conforto e a suavidade de um utilitário de luxo ao mesmo tempo que permite que você cole no banco ao encostar “de levinho” no acelerador. É como se fosse uma versão do clássico Dr. Jekyll e Mr. Hyde (“O médico e o monstro”) no universo automobilístico, mas com menos terror e mais – muito mais – adrenalina. Não precisa ficar preocupado, afinal, parece que a mistura funciona bem e traz o carro para um novo patamar.
A combinação entre o sistema 4Matic+, que coloca todo o poder do brinquedinho da Mercedes nas quatro rodas, e o clássico motor biturbo V8 de 4,0 litros da marca, por exemplo, pode bancar facilmente 90% desse novo conceito proposto AMG E63. O possante oferece nada menos que 571 cv de potência, 76,4 kgfm de torque e uma transmissão de nove velocidades capaz de levar você de 0 a 100 em 3,5 segundos – com uma velocidade máxima de 250 km/h.
Pedacinho de felicidade
Fala sério, achou pouco? Sem problemas, campeão! Isso porque a versão S do carro dá uma boa valorizada no conjunto e eleva consideravelmente esses números. O motor se mantém com as mesmas características básicas do caçula, mas oferece 612 cv, 86,7 kgfm de torque, fazendo o E63 S voar baixo a até 300 km/h, chegando aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Ambos os modelos trazem ainda rodas aro 19 levemente mais largas que as dos exemplares convencionais da linha E-Class, indicando que a estabilidade extra vai ser necessária.
Pode ficar tranquilo, camarada, os recursos dos novos esportivos da Mercedes não estão nem perto de parar por aí. Diferentes configurações de dirigibilidade, tração seletiva, tecnologia de sobra e até um aplicativo que vai fazer você se sentir dentro de Need For Speed fazem parte do pacote que acompanha os carrões. Todo mundo vai usar tudo isso no dia a dia? É claro que não. Porém, ter a possibilidade de ativar uma função que facilita sair de lado nas curvas, por exemplo, não é algo que a gente vai ver alguém reclamando por aí, certo? Certo!
Escolha como quer dirigir
Por falar nisso, é claro que a novidade mais comentada da nova geração dos AMG E63 é o tal “modo drift”. Primeiro, um balde de água fria: o nome do recurso não é exatamente esse, o que deve fazer com que parte da molecada endinheirada torça o nariz para a falta de tato do pessoal do marketing da Mercedes – e para o afinado senso de “Vai dar merd@!” dos advogados da montadora.
Seja como for, o negócio funciona mesmo sem a nomenclatura oficial. A ideia é que, ao colocar o carro no Race Mode (Modo Corrida), ativar a transmissão manual e desligar o controle de estabilidade, boa parte do torque gerado pelo motor V8 pare de ser distribuído entre as quatro rodas para se focar apenas na dupla traseira – permitindo que ele seja conduzido como em versões anteriores. Tudo isso, na verdade, é apenas um bônus bem bacana do fato de o sistema 4Matic+ conseguir gerenciar toda a energia entre as rodas com um pé nas costas.
A magia acontece debaixo dos seus pés
O Race Mode aliás é o que deixa a direção do E63 S, em especial, mais agressiva, gerando os tipos de cenas que você pode conferir no vídeo de apresentação do possante logo abaixo. Bastam alguns ajustes no painel e um pé minimamente pesado para partir de um passeio tranquilo para um passeio um pouco menos tranquilo em plena Autobahn.
Para manter tudo nos trinques, a dupla oferece um recurso visto geralmente em veículos mais pesados: o Locker – ou bloqueio do diferencial – dos pneus traseiros. Embora no E63 o sistema seja mecânico e no modelo S eletrônico, ambos funcionam da mesma maneira e com o mesmo efeito. Quando é preciso maximizar a tração o mecanismo é ativado e as rodas “travam” em sincronia. Viu como um carro inteligente não precisa, necessariamente, se dirigir sozinho?
Mantendo o velho e perseguindo o novo
Lembra daquele lance do app mobile? Era verdade mesmo. A Mercedes explicou que, graças a um aplicativo chamado Track Pace, o motorista vai poder analisar e melhorar o seu estilo de dirigir. Se de tudo isso você leu que vai pode conferir suas melhores voltas e tempos de percurso em corridinhas rápidas aqui e acolá, não se sinta estranho, parece que é isso mesmo que a conversa quer dizer.
Isso porque, além de o software registrar dados como “velocidade, marcha, ângulo da direção, tempo, posição e temperatura”, ele também permite que com tudo isso no celular o usuário possa compartilhar o material nas redes sociais ou no AMG Private Lounge. Podemos estar enganados, mas isso parece uma jogada para conquistar um público um pouco mais jovem do que o que tradicionalmente dirige esses carros.
Junte isso a todo hype em torno de drifts, à potência extra aplicada ao modelo e a toda a tecnologia que acompanha o kit e você tem a receita para trazer uma galera nova – literalmente – à turma. Ou a Mercedes só quer mesmo que seus consumidores levem um companheiro ainda mais recheado para casa ao escolher a versão 2017 do E63/E63S. Também é uma alternativa: fazer o seu dinheiro valer mais.
Ok, isso é apaixonante para qualquer um
Por falar em grana, ainda não há nenhuma informação do desfalque que esses carros vão dar na sua conta. Como as vendas nos EUA só começam na metade do ano que vem, o mais provável é que os primeiros papos a respeito de preço só surjam agora em novembro, durante o Los Angeles Auto Show. E aí, algum palpite sobre quantos zeros você teria que preencher no cheque por essas belezinhas?
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