A edição deste ano da Conferência Anual de Desenvolvedores (Worldwide Developers Conference, ou WWDC) da Apple já tem data para acontecer e também os primeiros detalhes. O evento é um dos mais importantes da companhia em termos de anúncios, além de ser um grande encontro com a comunidade.
A conferência acontece de 9 a 13 de junho de 2025 de forma online, além de ter uma programação presencial no primeiro dia no campus da Apple, que fica na cidade norte-americana de Cupertino.

Segundo a companhia, a oportunidade será utilizada para destacar "os últimos avanços em software da Apple", além de permitir que desenvolvedores troquem "informações sobre as novas ferramentas, estruturas e recursos". A seguir, veja o que podemos esperar da WWDC 2025, além de algumas especulações sobre possíveis anúncios. Fique ligado: o TecMundo fará a cobertura ao vivo do evento no YouTube
iOS 19, macOS 16 e mais
A conferência principal das edições anuais da WWDC são utilizadas pela Apple principalmente para apresentar as atualizações dos sistemas operacionais da empresa. Em 2025 isso não deve ser diferente, com uma expectativa maior para alguns dos serviços da marca.
Isso porque o iOS 19, o iPadOS 19 e o macOS 16 podem passar por uma reformulação radical na interface, talvez a maior da última década. Ainda não há detalhes sobre o que exatamente vai mudar, mas há indícios de que a empresa vai simplificar a experiência do usuário e se basear em elementos da navegação do visionOS, a plataforma do headset imersivo Apple Vision Pro.
Outros sistemas operacionais com novas versões incluem o watchOS 12, o tvOS 19 e o próprio visionOS 3. Todos devem ser detalhados ao longo da apresentação de 9 de junho.
Mais Apple Intelligence e Siri
O conjunto de ferramentas de inteligência artificial (IA) da Apple foi revelado na WWDC 2024, mas o que deveria ser um grande trunfo da companhia tem se transformado em uma pedra no sapato.
Isso porque a Maçã demorou para lançar os recursos prometidos, foi criticada por erros em funções básicas como o resumo de manchetes e ainda não tem previsão para uma das reformulações mais esperadas. É a aguardada versão "turbinada" da Siri, que atrasou por motivos técnicos, mas pode voltar aos palcos agora com mais informações concretas sobre funcionamento e prazo para sair.
Na edição deste ano, a companhia pode apresentar novos recursos para a plataforma, além da integração com mais modelos de linguagem. Algumas dessas adições devem sair pela primeira vez também no Apple Vision Pro, em uma tentativa de melhorar a imagem do headset que está com baixo volume de vendas.
Algum hardware?
A WWDC não costuma ser palco de anúncios de aparelhos importantes da empresa, que prefere guardar alguns lançamentos para eventos separados, lançar sem tanto alarde ou então concentrá-los na próxima grande apresentação da marca, que acontece em setembro é inclui a nova geração do iPhone.
Ainda não há rumores específicos sobre o evento deste ano, mas ao menos dois produtos estariam na fila de espera de lançamentos da marca. Um deles é o Mac Pro, que apareceu pela última vez justamente na edição de 2023 da conferência e pode ser atualizado com uma a nova geração M4 de chips.

Outra possibilidade envolve as etiquetas inteligentes da Maçã. A segunda geração das AirTags foi sugerida em especulações e podem ser anunciadas em breve com mais recursos de localização e proteção contra rastreamentos indesejados.
Quer saber mais curiosidades sobre a empresa? Confira um artigo do TecMundo sobre os 8 acessórios da Apple com os preços mais surreais.