Faltando poucos dias para a chegada do Carnaval, a Uber anunciou um recurso que permite motoristas parceiros bloquearem determinados usuários. Por exemplo, usuários que recebem somente uma estrela ao fim da corrida serão automaticamente bloqueados e não serão pareados com o mesmo motorista novamente.
O bloqueio automático afeta apenas os passageiros que recebem uma estrela, já que a plataforma entende que a experiência para o motorista não foi nada agradável. Na aba de notas, ao fim de uma corrida, o motorista terá a opção de bloquear os usuários por vontade própria em notas a partir de duas estrelas.
Passageiros com duas ou três estrelas de avaliação podem ser bloqueados, embora não seja algo obrigatório. Avaliações de quatro ou cinco estrelas não permitem o bloqueio, uma vez que a Uber entende que a experiência entre ambos foi satisfatória e não é passível de punições.

Mais controle ao motorista
Segundo a plataforma, a ideia por trás do novo recurso é oferecer mais controle aos motoristas sobre suas viagens, principalmente em datas com alta demanda, como o Carnaval. O feriado costuma ser palco de festas e muita diversão, mas também pode ocasionar episódios de má conduta entre passageiro e motorista por diversos motivos.
Para o gerente de operações de segurança da Uber, Marcelo Brasileiro, o sistema de avaliações funciona para as duas partes envolvidas e se torna ainda mais crítica no Carnaval. “Queremos promover um ambiente respeitoso e seguro para todos e esse novo recurso vem trazer ainda mais controle e transparência para os motoristas parceiros”, explica o executivo.
- Saiba mais: Como adicionar paradas extras no Uber?
A nova modalidade de avaliações atrelada ao bloqueio de passageiros será incorporada gradualmente nas contas dos motoristas nos próximos dias.
Gostou das novas medidas impostas pela Uber? Fique ligado no TecMundo e aproveita para saber a opinião do CEO da Uber sobre os táxis autônomos da Tesla.
Categorias