Em uma entrevista com um analista de tecnologia do Stratechery, o CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, admitiu que prefere trabalhar com a Tesla do que competir com a empresa de Elon Musk. O executivo ainda destacou o desejo de que os veículos autônomos da empresa, como o Cybercab, fossem ofertados no serviço de corridas.
Em resposta à entrevista, Khosrowshahi entende que “Ninguém quer competir contra a Tesla ou Elon, se você pode ajudá-los. As capacidades deles são extraordinárias”. A ideia do CEO da Uber é firmar uma aliança com a empresa para ofertar os robotáxis da Tesla no ecossistema da Uber.
Mesmo com todo o poderio da empresa de Musk, a companhia está sob a mesma tutela das leis econômicas que regem outras marcas, segundo Dara. Assim, a cooperação entre ambas poderia levar benefícios financeiros para as duas, já que esses táxis operariam tanto na rede própria da Tesla quanto da Uber.

Disputa pelo Cybercab
O entusiasmo de Dara Khosrowshahi tem relação com o anúncio do Cybercab, o primeiro táxi autônomo da Tesla. Revelado em outubro do ano passado, o veículo começará a ser produzido em massa entre 2026 e 2027, com as operações marcadas para começar nos estados do Texas e Califórnia, EUA.
O CEO ainda comenta que a Tesla poderia ter uma parceria com a Uber de maneira similar ao que o McDonald`s faz com o Uber Eats no exterior. Por mais que o McDonald`s seja gigantesco e possua um aplicativo próprio, há a cooperação com a Uber para aumentar o fluxo de pedidos e entregas.
Apesar do entusiasmo do executivo, não há nenhum indício que Tesla e Uber vão se unir para dividir a tutela do Cybercab nas ruas dos Estados Unidos — pelo menos, por enquanto. Com a popularização de mais veículos autônomos no futuro, essa situação pode mudar em breve.
Fontes