O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão, nessa quarta-feira (25), teria sido derrubado por engano por um sistema de defesa aérea da Rússia, de acordo com fontes envolvidas com a investigação entrevistadas pela Reuters. A queda da aeronave resultou na morte de pelo menos 38 pessoas.
Com 67 pessoas a bordo, o voo J2-8243 saiu de Baku, no Azerbaijão, rumo a Grozny, na Chechênia, mas acabou caindo em Aktau, no Cazaquistão, enquanto tentava pousar no aeroporto da cidade. As pessoas que conversaram com a agência de notícias disseram ter encontrado indícios de que o jato foi abatido pelo sistema de mísseis Pantsir-S da Rússia.
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Além disso, há relatos de que as comunicações do avião Embraer 190 foram desativadas com o uso de equipamentos avançados operados por Moscou, ao se aproximar de Grozny. Esse tipo de ação teria levado o GPS a transmitir informações inconsistentes a respeito da localização exata do voo.
Localizada ao sul do território russo, Grozny conta com um forte aparato militar, sendo uma importante região para a Rússia na invasão à Ucrânia. Por causa disso, a capital chechena se tornou alvo de drones ucranianos, passando a contar com mecanismos capazes de interferir no GPS das aeronaves e de abatê-las.
Rússia não confirma ataque
Fontes do governo do Azerbaijão também relataram à Euronews que um míssil terra-ar foi lançado pelo Pantsir-S contra o avião da Azerbaijan Airlines, com os estilhaços atingindo-o após a explosão. Fotos dos destroços da aeronave mostram uma série de perfurações na fuselagem.
Ainda conforme a publicação, o voo não foi autorizado a pousar em nenhum aeroporto russo, apesar das solicitações dos pilotos, recebendo ordens de ir para Aktau. O governo do Cazaquistão confirmou 29 sobreviventes, com alguns deles tendo gravado imagens do interior do avião momentos antes da queda.
Questionadas sobre o caso, autoridades russas inicialmente disseram que o acidente foi causado por uma colisão de pássaros com a aeronave. Posteriormente, o Kremlin comentou que vai esperar as investigações para se pronunciar, alertando ser errado apresentar qualquer hipótese antes do fim dos trabalhos.