Soluções tecnológicas alimentadas por inteligência artificial já ajudaram o projeto Unidos Pela Comida (UPC) a salvar do desperdício mais de 1,2 mil toneladas de alimentos, direcionando-os para doações. Criada em 2021 pela Hellmann’s, em parceria com a startup Infineat, a iniciativa atende pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Conectando supermercados e indústrias parceiras do programa com ONGs, essas plataformas permitem gerenciar os alimentos excedentes, garantindo a coleta e a distribuição de produtos em ótimo estado, diariamente. Dessa forma, eles são redirecionados para quem precisa, em vez de irem parar no lixo.
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Todos os itens coletados são fotografados e registrados no sistema, com informações como peso e categoria disponíveis, facilitando a conferência em tempo real do percentual de desperdício doado, o volume de alimento salvo e a economia gerada, entre outros detalhes. O mecanismo também fornece insights operacionais sobre a performance financeira da loja.
Diferente de outros projetos que auxiliam a prever a demanda ou a vender o excedente, a IA do Unidos Pela Comida evita o desperdício na parte final da cadeia, onde o acontece o maior volume de descarte. Com a plataforma, tudo isso pode ser redirecionado, gerando economia e impacto socioambiental positivo, de acordo com a instituição.
Contribuição para o meio ambiente
Além dos impactos sociais, com a iniciativa possibilitando distribuir mais de 2 milhões de refeições, o sistema alimentado por IA do UPC também contribuiu para reduzir os impactos das mudanças climáticas. O projeto evitou a emissão de mais 1 mil toneladas de CO² com a contenção do desperdício alimentar ao longo de três anos.
Em 2024, o Unidos Pela Comida ainda contou com a adesão de mais parceiros e aumentou o volume de alimentos coletados. Outro destaque foi a ampliação para quatro novos estados, com moradores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí e Santa Catarina passando a ser atendidos.
“A tecnologia não apenas otimiza nossas operações, mas também nos permite escalar e ampliar nosso impacto. É essa combinação de inovação e compromisso que nos permite acreditar firmemente no impacto positivo que temos promovido”, declarou a diretora de marketing de alimentos da Unilever no Brasil, Carolina Riotto.
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